A neoplasia secundária refere-se a qualquer classe de tumor canceroso que é ou um desdobramento metastático de um tumor primário, ou um tumor aparentemente sem relação que aumenta em freqüência após certos tratamentos de câncer, como a quimioterapia ou a radioterapia.
A neoplasia maligna, câncer ou tumor maligno, é caracterizada pela proliferação descontrolada e anormal de células devido a alterações no DNA ou a hábitos de vida, podendo essas células se espalharem pelo corpo e comprometer o organismo de maneira geral.
Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (tem origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado). O tipo secundário é mais frequentemente decorrente de um tumor maligno no intestino grosso ou no reto.
31 curiosidades que você vai gostar
O câncer primário ocorre quando todo o processo descrito se inicia no órgão afetado. Por exemplo, o câncer do esôfago teve início no próprio esôfago. Porém se a doença se espalhar para outro órgão, ele passa a ser o câncer metastático (de esôfago).
Quando o tumor é detectado como uma ou mais metástases, mas o local primário não pode ser determinado, ele é denominado câncer de sítio primário desconhecido. Isto ocorre em uma pequena fração de cânceres. Eventualmente alguns exames podem localizar o local do tumor primário.
Os sintomas, quando presentes, dependerão do seu tipo e localização, pois estão relacionados à célula de origem e ao chamado “efeito de massa” do crescimento local do tumor. Incluem: Dor, diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição da acuidade visual, sangramento e anemia.
Existem critérios morfológicos pelos quais é possível distinguir os tumores benignos e malignos.
...
Sistema TNM de estadiamento:T - extensão do tumor primário;N - ausência ou presença e a extensão de disseminação em linfonodos regionais;M - ausência ou presença de metástase à distância.
Neoplasia benigna ou tumor benigno
A neoplasia benigna é um tumor que apresenta crescimento lento e organizado e que é formado por células semelhantes àquelas presentes no tecido normal. Os limites desse tumor também são bem definidos e ele não é capaz de invadir os tecidos vizinhos ou provocar metástases.
Poluição; Exposição a produtos químicos; Exposição solar sem proteção; Alguns tipos de vírus, como hepatite, HPV e HIV.
Tipos de neoplasia
As neoplasias podem ser classificadas em benignas e malignas. As neoplasias benignas, também chamadas de tumores benignos, apresentam limites nítidos, possuem crescimento lento, não invadem tecidos adjacentes e não são capazes de provocar metástases.
Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Nesses casos, o tumor é chamado de câncer 2.
O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. Caso necessite de assistência permanente de outra pessoas, o valor da aposentadoria por invalidez poderá ser aumentado em 25% nas situações previstas no anexo I, do Decreto 3.048/99.
É um dos cânceres mais fáceis de tratar e curar", disse. Os resultados do estudo mostram, no entanto, que para nove tipos de câncer, a média de sobrevida ainda é de três anos ou menos.
Neoplasia maligna – é o resultado da proliferação anormal de células com estrutura diferente da do tecido original. Além disso, elas podem invadir tecidos e afetar órgãos que distantes, provocando as chamadas metástases.
Alternativa “b”.
As neoplasias benignas apresentam crescimento organizado, limites nítidos e as células afetadas parecem-se com aquelas do tecido que a originou. Seu crescimento normalmente é lento.
O condroma pode ser entendido como um tumor do tipo benigno que se forma no tecido cartilaginoso e se caracteriza por ter um crescimento e produção da matriz cartilaginosa.
O processo de carcinogênese passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles: Estágio de Iniciação, Estágio de Promoção e Estágio de progressão.
Causas de neoplasia
As neoplasias apresentam inúmeras causas, podendo ser desencadeadas por fatores genéticos ou ambientais. Esses fatores causam alterações em genes e proteínas, o que ocasiona proliferação, bem como a perda da diferenciação celular. As neoplasias benignas estão mais relacionadas com fatores genéticos.
Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.
O exame CA-125 pode ajudar a determinar o tumor primário. Exames de imagem, como a tomografia computadorizada do abdome e pelve também são úteis.
Algumas das principais características deles são:Benignos: as células crescem lentamente, não invadem outros tecidos e não provocam metástase. O tratamento consiste na remoção do tumor através de cirurgia;Malignos: as células multiplicam rapidamente, podem invadir outros tecidos, podem causar metástase.
Sinais e sintomas mais comuns de metástase de alguns tipos de câncerOssos fragilizados;Dores fortes nas costas e no pescoço;Dificuldade de urinar;Níveis elevados de cálcio no sangue.
Deve-se suspeitar de metástases ósseas nos pacientes com câncer conhecido, quando há dor em mais de um local e/ou quando os resultados dos exames de imagem sugerem metástases. Biópsia óssea é necessária se o tumor primário for desconhecido após a avaliação clínica e radiográfica.
O que fazer para tirar do modo avião?
Como funciona o ciclo do sono?
Como sair do vermelho pro morena iluminada?
Como é possível criar uma hachura com linhas diagonais com dois espaçamentos entre elas?
Como é feito uma câmera digital?
Como saber se é ou não função?
Como provar que votei na última eleição?
Como é que se escreve trabalhadores?
Quanto rende as cotas da Viacredi?
Como tirar o tom avermelhado do ruivo?
O que acontece em uma gira de umbanda?
Como se escreve tênis em inglês jogo?
Qual a estrutura de um artigo acadêmico?
Como funciona escala 12X36 folgas?
Quais as 3 defesas para proteger o rei em xeque?