Trata-se do fenômeno pelo qual certos elementos químicos – como o fósforo – emitem luz no escuro. Devido a uma configuração especial de seus elétrons, eles absorvem a energia da luz visível ou luz ultravioleta. Quando os átomos recebem essa energia, seus elétrons são ativados e passam a irradiar luz, mesmo no escuro.
A fluorescência ocorre quando um elétron de uma molécula, um átomo ou nanoestrutura relaxa ao seu estado fundamental ao emitir um fóton de luz depois de ser excitados para um estado quântico mais elevado por algum tipo de energia.
Se esse mineral receber uma radiação invisível, como luz ultravioleta, luz infravermelha ou raios X, é de se esperar que continue invisível para nós, já que essas radiações não são visíveis. ... Nesse caso, diz-se que o mineral é fosforescente. Fosforescência, portanto, é um caso particular de fluorescência.
Ela é muito utilizada na sinalização no trânsito, como em placas, olhos de gato, faixas dos trabalhadores e motociclistas. Outro exemplo importante são as lâmpadas fluorescentes que tem uma eficiência e durabilidade muito maiores que as lâmpadas incandescentes.
Diferentemente do que ocorre na fosforescência, as substâncias fluorescentes emitem luz somente enquanto estão recebendo energia de alguma fonte externa, assim como as lâmpadas ultravioletas. Dessa forma, quando a fonte de energia cessa, o processo de fluorescência é interrompido imediatamente.
Outro uso prático da fluorescência é de detectar bilhetes falsos, já que só os verdadeiros levam impressos uma tinta fluorescente que são visíveis apenas com auxílio de uma "luz negra".
Temperatura é outro factor que influencia a fluorescência, de facto, a temperatura depende do estado vibracional da molécula: assim pode promover a conversão interna. Finalmente, é importante mencionar o coeficiente de absorção molar , a partir do qual depende o tempo médio de vida do estado animado.
Por exemplo, a fluorescência ocorre facilmente para os átomos em fase gasosa a baixa pressão. Não havendo níveis de energia de rotação e vibração num sistema atómico, os mecanismos não-radiativos são altamente improváveis, especialmente a baixa pressão.
Tais diagramas existem em uma variedade de formas e ilustram os vários processos moleculares que ocorrem em estados excitados. Os diagramas foram assim nomeados em homenagem ao professor Alexander Jablonski (1898-1980), considerado como o pai da espectroscopia de fluorescência.
Como que é a fruta do bacupari?
Qual parte da Bíblia fala sobre terceiro céu?
Como é feito o leite condensado na fábrica?
Como ativar online Pokémon GO?
Como fazer a Alex do Minecraft?
Como usar duas contas Pokémon GO ao mesmo tempo?
Quanto custa o visto de estudante para os EUA?
Como ir do Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo?