A polinização da araucária ocorre, na natureza, principalmente pela ação do vento. O pólen produzido pelos estróbilos masculinos, chamados de androstróbilos, pode viajar mais de dois quilômetros de distância para polinizar os estróbilos femininos, chamados de ginostróbilos.
A independência da água para a fecundação deve-se à formação do pólen e de sua transferência para o cone feminino. A polinização em gimnospermas é feita pelo vento, fenômeno chamado de anemofilia. Uma vez no cone feminino, forma-se o gametófito masculino – o tubo polínico. O tubo polínico cresce em direção à oosfera.
As flores são dióicas, sendo as femininas em estróbilo, conhecida popularmente como pinha e as masculinas são cilíndricas, alongadas e com escamas coriáceas, tendo comprimento variando entre 10 e 22 cm e diâmetro entre 2 e 5 cm.
As flores femininas são estróbilos, conhecidas popularmente como pinhas, e as masculinas são amentos ou cones cilíndricos com escamas coriáceas que protegem os sacos de pólen, com comprimento variando de 10 a 22 cm e diâmetro entre 2 e 5 cm.
Embora métodos de propagação vegetativa como a enxertia e a estaquia tenham sido estudados, a produção de mudas de araucária é essencialmente feita via sementes. Por esse método, a produção de mudas da espécie é fácil de ser realizada, desde que respeitados alguns cuidados básicos para seu sucesso.
O saboroso pinhão necessita de quase dois anos de desenvolvimento para poder ser colhido. Após a polinização da araucária fêmea é que se inicia o desenvolvimento das pinhas, que levarão em torno de 20 a 25 meses para amadurecerem.
Normalmente a polinização em gimnospermas ocorre pelo ar (anemofilia). Após o processo de polinização, o grão de pólen germina e dá origem ao tubo polínico, que conduz os gametas masculinos até o arquegônio, não necessitando, portanto, de água.
As Araucárias fêmeas florescem o ano inteiro, os machos florescem entre os meses de agosto e janeiro. As sementes são extremamente ricas em reservas energética e em aminoácidos. ... Por ser uma gimnosperma, após o óvulo ser fecundado ela se transforma em semente, que por sua vez não tem a defesa do ovário.
Os pinheiros têm folhas finas chamadas agulhas.
A maior incidência na árvore conhecida no Brasil é no Paraná, sendo assim considerada a árvore símbolo no Estado. As araucárias são encontradas somente no hemisfério Sul. Araucária. Foto: Celso Pupo / Shutterstock.com
A araucária ocorre como a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista da América do Sul, entre as latitudes de 18º e 30º sul. Desenvolve-se, de acordo com Angeli (embora outros autores ofereçam dados ligeiramente diferentes), em altitudes de 8 m no norte de sua distribuição, e entre 5 m na parte sul, em ...
O cultivo da araucária se faz basicamente por meio da semeadura, mas, embora pouco utilizada, a enxertia é também um método de propagação viável. Mudas de araucária com 1,5 a 2 anos de idade foram enxertadas com bons resultados, mas durante o desenvolvimento os ramos apresentaram plagiotropismo e ortotropismo .
O termo genérico Araucaria possui seu radical na palavra Arauco (na língua mapuche, “água calcária”), uma região do Chile, e o termo específico angustifolia provêm do latim “folhas estreitas”. É conhecida popularmente no Brasil como pinheiro-brasileiro, pinheiro-nacional, pinheiro-do-paraná, pinho ou araucária.
Quanto tempo demora para sair a isenção do ICMS SP 2020?
Como usar geleia no cabelo cacheado?
Como emitir certificado curso UNA-SUS?
Como conseguir Código de resgate Google Play?
Como usar DateDiff SQL Server?
Como fazer Shoulder Steak frigideira?
Como usar garrafa na decoração?
Como fazer chá Afrodisiaco com gengibre?
Quanto tempo dura o efeito do laser CO2?
Como usar gel pigmento para sobrancelha?
Como gerar eletricidade por meio de magnetismo?
Qual a diferença entre MEI é EI?
Como usar o grid Maker for Instagram?
Como transmitir a sefip passo a passo?
O que quer dizer Feeling em inglês?
O que significa quando um telefone celular vai direto para caixa postal?