A formação do ozônio na estratosfera ocorre em níveis superiores a 30km de altitude onde a radiação solar ultravioleta de comprimento de onda menor que 242,5 nm vagarosamente dissocia o oxigênio. Uma vez que um oxigênio atômico é gerado a partir da reação (1), as reações (2) e (3) se processam rapidamente.
O ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). ... Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
O ozônio é gerado quando uma molécula de gás oxigênio recebe uma descarga elétrica ou radiação ultravioleta, provocando a separação dos dois átomos de oxigênio. Cada átomo liga-se com outra molécula de oxigênio, passando de O2 para O3.
Como o bom ozônio (da estratosfera) absorve grande quantidade de radiação solar no ciclo ozônio-oxigênio, a sua degradação pode intensificar o efeito estufa em muito. Por isso o CFC é considerado um gás de efeito estufa (GEE), mesmo que sua ação seja indireta.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
Para formar a molécula de ozônio (O3) é necessário apenas acrescentar um átomo de oxigênio. Dizemos então que o Oxigênio e o Ozônio são Alótropos: substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento.
O ozônio é produzido através da exposição do oxigênio em uma excitação elétrica ou radiação solar. O oxigênio é um gás alótropo, em química, isso significa que o oxigênio é um dos elementos químicos que conseguem formar substâncias diferentes agregando-se unicamente em quantidades de átomos diferentes.
Decomposição do ozono O OZONO NA ESTRATOSFERA Formação e decomposição do ozono na estratosfera O ozono que se forma é também decomposto por dois processos. Fotodissociação das moléculas de ozono, O3, por absorção de radiação UV.
No caso da nossa atmosfera, a formação do ozônio acontece justamente por essa combinação de um átomo livre de oxigênio com uma molécula biatômica de oxigênio. As outras moléculas, como nitrogênio, que também são abundantes na atmosfera, agem como catalisador es da reação de formação do ozônio.
A camada de ozônio fica situada na estratosfera a uma altitude de 20 km a 35 km da superfície terrestre. O ozônio que constitui essa camada absorve 90% da radiação ultravioleta que incide na Terra, a qual é prejudicial à saúde por conter raios carregados energicamente e de fácil absorção nos tecidos da pele.
O mecanismo de formação do ozono nesta camada foi proposto, pela primeira vez, por Chapman, em 1930. Formação do ozono Primeiro passo: fotodissociação das moléculas de O2, por ação das radiações UV. O O O O O2O2 h λUV < 241 nm (UV-C) Segundo passo: Cada átomo de oxigénio vai reagir com moléculas de dioxigénio (O2) formando moléculas de ozono.
Quais instrumentos de avaliação nacional?
Em que momento Maria se tornou mãe da Igreja?
Quanto tempo o Eren tem de vida?
O que é um erro de concordância?
Porque não é aconselhável comer hambúrguer?
Quais são os elementos necessários para que as empresas alcancem seus objetivos?
Como saber se o se é parte integrante do verbo?
Qual o lema Janeiro Branco 2022?
Qual o efeito colateral do finasterida?
O que fazer para tirar o embaçado do porcelanato?
Qual farinha pode substituir a farinha de arroz?
Como podemos realizar uma inspeção de segurança em área de risco?