O coração primitivo é composto de seio venoso, válvula sinoatrial, átrio primitivo, ventrículo primitivo, bulbo cardíaco e tronco arterial (Figuras 5 e 6). No final da 4ª semana de desenvolvimento as contrações coordenadas do coração levam a um fluxo unidirecional do sangue. Antes, era do tipo fluxo-refluxo.
O coração se forma do 1 dia de gestação. Ele inicia sua formação como um tubo cardíaco, onde se encontra o bulbo aórtico, o bulbo cardíaco, o ventrículo primitivo, o átrio primitivo e o seio venoso.
O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.
O coração do feto começa a se formar durante a quinta semana de gravidez. Este é o momento em que as primeiras pulsações cardíacas também têm início. Porém, é somente na sexta semana que o batimento fetal pode começar a ter sentido, e que se torna audível, ao mesmo tempo em que o sistema cardiovascular se desenvolve.
O coração tubular ou tubo cardíaco primitivo é a fase inicial de desenvolvimento do coração. É constituído pelo seio venoso, aurícula primitiva, ventrículo primitivo, bulbo arterial e tronco arterial.
Logo nas primeiras semanas de desenvolvimento do embrião o coração já começa a se formar, a partir do acúmulo de células chamadas mesenquimais. Até pouco tempo acreditávamos que depois do 21º dia de gestação o coração tinha suas primeiras batidas.
Dessa maneira, podemos considerar que o desenvolvimento inicial do coração pode ser dividido em três fases: plexiforme, tubular reta e em alça. A fase plexiforme caracteriza-se por um plexo endotelial (que forma o endocárdio) envolvido pelo miocárdio.
O coração inicia o seu desenvolvimento no período fetal, sendo esta etapa a mais rica em transformações. Ao nascimento o coração já esta com a configuração anatômica do coração adulto com dimensões menores e a partir desse momento inicia sua adaptação normal às várias etapas do crescimento humano.
A descoberta é de extrema importância para o correto acompanhamento do desenvolvimento do órgão e a prevenção de problemas no coração do bebê. Além disso, o entendimento da sua formação é imprescindível para que possamos compreender a origem das doenças cardíacas congênitas e até das adquiridas.
Como funciona o plantão de Fisioterapia?
O que é mais caro ouro ou platina?
Que não tem ou não faz movimento?
O que são aqueles ícones na parte superior da tela Samsung?
O que é qualificação na petição inicial?
Quais os principais conflitos na América?
Qual é o melhor editor de imagens?
Pode usar nistatina tomando antibiótico?
Como preencher o PAT passo a passo?
É possível ter alergia a prata?
Quais as medidas de Vivi Winkler?
Como cadastrar meu e-mail no CPEx?
Qual a Ordem dos anos escolares?
Como cancelar um pagamento agendado no banco Itaú?