Nos animais pluricelulares mais simples, como as esponjas, a digestão é exclusivamente intracelular e ocorre no interior de células especiais conhecidas como coanócitos e amebócitos. ... No homem e em todos os vertebrados, a digestão é extracelular e ocorre inteiramente na cavidade do tubo digestório.
A digestão começa na boca, onde os alimentos se dividem quando os mastigamos e se combinam com a saliva. ... Já no estômago começa o processo químico da digestão, ali são produzidos diferentes ácidos que convertem o alimento em uma substância semilíquida chamada quimo, a qual é transportada para o intestino delgado.
Quando o organismo apresenta em sua organização um tubo digestivo, e o alimento é digerido antes de ser absorvido celas células, a digestão é chamada extracelular, pois se completa fora das células. ... Entretanto, essa cavidade tem só uma abertura — a boca — por onde são também eliminados os resíduos da digestão.
É incompleto, pois não possui ânus. Ele é composto de boca, faringe e intestino com três troncos bastante ramificados, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
Na cavidade gastrovascular ocorre a semidigestão das partículas alimentares - digestão extracelular -, que depois são fagocitadas por células da parede gastrovascular, onde ocorre nova digestão - digestão intracelular. ...
19 curiosidades que você vai gostar
A digestão é o processo pelo qual o sistema gastrointestinal obtém nutrientes importantes para o organismo e altera quimicamente os alimentos não utilizados, transformando-os em resíduos. A mastigação, ou seja, o ato de mastigar alimentos na boca, é o primeiro passo da digestão.
Boca. Aqui começa todo o complexo processo da digestão. O alimento é triturado através da mastigação e misturado à saliva, que contém enzimas que iniciam a digestão dos carboidratos. Esta mistura de alimento mastigado e saliva é chamada de bolo alimentar.
Quando o alimento é ingerido, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Durante o percurso, o bolo alimentar sofre a influência de órgãos e enzimas, que ajudam a extrair dele os nutrientes necessários.
No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus.
O que é um material não linear?
Quantos terminais tem o porto de Rio Grande?
O que acontece se não pagar multa municipal?
O que são vias de administração enteral e parenteral?
Qual a importância da ética na Radiologia?
Como descrever aluno com dificuldade na fala?
O que escrever em pontos a desenvolver?
Quem vem depois de José do Egito?
Como declarar dinheiro recebido dos pais?
Quanto custa Big Mac na Europa?
Como funciona uma Creche conveniada com a Prefeitura?
O que indica a fórmula estrutural de uma cadeia?