A mobilização e a deposição dos lipídios dentro dos adipócitos sofrem influência de fatores neurais e hormonais. A noradrenalina é essencial para mobilização dos lipídios, pois ela inicia uma série de passos metabólicos nos adipócitos que levam a ativação da lípase (enzima que quebra os triglicerídeos).
Nesse tecido adiposo, as fibras reticulares sustentam as células adiposas. A origem dos armazenados são triglicerídeos, que podem vir da alimentação (quilomícrons), podem vir do fígado através do VLDL e da própria síntese celular, transformando a glicose em triglicerídeo (a insulina acelera esse processo).
Seus adipócitos são preenchidos por uma gotícula única de lipídio contendo triglicerídios e seu núcleo se encontra na forma achatada e na periferia da célula. ... As células adiposas uniloculares se originam no embrião, através das células mesênquimais, os lipoblastos.
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. ... De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.
Os adipócitos desse tipo de tecido adiposo podem aumentar seu tamanho conforme acumulam gordura em seu interior. Essa gordura apresenta carotenos dissolvidos, e, portanto, esse tecido possui uma coloração que varia do branco ao amarelo-escuro, estando essas variações relacionadas com a dieta.
Alimentação: os triglicerídeos podem ser obtidos através da alimentação, sendo armazenados nas células adiposas. Fígado: os triglicerídeos podem ser obtidos no fígado, de onde serão transportados até os adipócitos. Glicose: os triglicerídeos podem ser obtidos a partir da glicose nas próprias células adiposas.
A Lipogênese é a síntese de ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados subsequentemente no fígado e no tecido adiposo. A Lipogênese é regulada por vários fatores, entre os quais estão os elementos nutricional, hormonal e genético.
As células adiposas multiloculares são menores quando comparadas as uniloculares e apresentam uma forma poligonal, os lipídios são distribuídos pelo citosol em forma de gotículas de vários tamanhos.
As células adiposas também sintetizam ácidos graxos e glicerol a partir de glicose, processo que é acelerado pela insulina que também estimula a entrada de glicose na célula adiposa e em outras células.
Cada célula adiposa é envolvida por uma lâmina basal. No tecido unilocular tem existem septos de conjuntivo que contém vasos e nervos. Nesse tecido adiposo, as fibras reticulares sustentam as células adiposas. Deposição e mobilização dos lipídios
Os adipócitos encontram-se distribuídos de forma isolada, podendo também ser encontrados formando pequenos aglomerados pelo tecido conjuntivo frouxo ou formando grandes agregados, constituindo, assim, o tecido adiposo.
Qual a diferença entre condutores e semicondutores?
O que a história entende como o primeiro cinema?
O que é o Dia do Soldado Constitucionalista?
Como fica a pessoa com rinite?
Qual a arma mais fraca do mundo?
Faz mal tomar TYLENOL em jejum?
Qual a diferença entre tomada e prestação de contas?
Qual é a célebre frase de Luiz da Gama?
Porque a tela do Xiaomi trava?
O que acontece se uma pessoa tomar 5 comprimidos de dipirona?
O que é preciso para um bom planejamento escolar?
Qual flor representa saudades?
O que comer quando está com faringite?
Qual dessas ações humanas contribuem diretamente para o agravamento do efeito estufa na Terra?
Qual é o papel do presidente da República em um sistema parlamentarista?
Qual o melhor site para fazer trabalho de escola?