A conurbação é o fenômeno que resulta na junção de duas ou mais cidades, a ponto de ultrapassar os limites territoriais uma das outras. Devido ao crescimento acelerado das áreas urbanizadas, algumas fronteiras municipais praticamente desaparecem, formando as chamadas regiões metropolitanas (RMs).
As regiões metropolitanas compreendem áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si, exercendo uma mútua relação de dependência estrutural. ... Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região metropolitana.
Segundo dados do IBGE, as cidades-sede das "11 redes metropolitanas de primeiro nível" são as seguintes: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Por isso, uma região metropolitana é uma estrutura territorial urbana complexa, um recorte político-espacial que envolve uma metrópole e distintos centros urbanos que requer institucionalização para seu funcionamento.
A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do País, com 21,9 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,1 milhões) e Belo Horizonte (6,0 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,7 milhões).
A palavra região vem do latim regio, derivada do verbo regere, que significa governar, comandar. Assim, em sua primeira definição, a ideia de região possui uma concepção eminentemente política. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Formação de regiões metropolitanas Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole.
Ora, não precisamos ir muito além para percebermos a amplitude de termos típicos de cada região brasileira, todos com significados específicos. Desse modo, no intuito de norteamos nosso conhecimento no que a isso se refere, conferiremos a seguir alguns casos representativos, tendo em vista algumas regiões. Ei-las, portanto:
Belo Horizonte, Porto Alegre e Distrito Federal – com a região de Brasília e o Entorno – completam o ranking das 5 maiores regiões metropolitanas do país, com população entre 4 e 6 milhões de habitantes. Nestes grandes centros o fluxo intenso de pessoas gera procura e oferta de serviços e movimenta a estrutura econômica central.
Como administrar Amoxicilina 250mg 5mL?
Qual o lado certo de usar a grelha?
Para que serve o medicamento Belfaren?
Qual o custo para construir um shopping center?
Como tomar o bromoprida gotas?
O que fazer quando não tem namorada?
Como tomar o CLA para emagrecer?
O que significa comparecer na comissão de seleção?
Pode usar coturno com calça flare?
Pode tomar Apevitin com complexo B?
O que faz um engenheiro em produção?
Quantas vezes ao dia tomar ciprofloxacino?
Como ser um namorado mais fofo?