O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.
O dióxido de enxofre, cuja fórmula molecular é SO2, é um gás incolor e com um odor acre picante. Ele ocorre como impureza nos combustíveis fósseis, proveniente principalmente de atividades como queima de diesel nos veículos pesados, carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre.
Mas o principal de todos os compostos de enxofre presentes na atmosfera é o dióxido de enxofre (SO2), pois ele é um poluente que afeta a vida do homem. As principais fontes naturais de emissão do dióxido de enxofre são erupções vulcânicas e decomposição de animais e vegetais em solos, pântanos e oceanos.
Na natureza, a substância é liberada para a atmosfera por gases vulcânicos; dentre as fontes geradas pelo homem, destacam-se as atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como na fabricação de fertilizantes, na fundição de alumínio e aço, na produção de ácido sulfúrico e papel, bem como nas ...
A aplicação mais importante do dióxido de enxofre é na escala industrial, na produção de ácido sulfúrico, mas também possui algumas utilizações secundárias, como gás de refrigeração em indústrias de bebidas e gelo; na fabricação de papel sulfite; na preservação de frutas secas, refrigerantes e vinhos, inibindo a ...
45 curiosidades que você vai gostar
O dióxido de nitrogênio (NO2) é um subproduto extremamente tóxico da queima de hidrocarbonetos.
O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo. O desmatamento é a segunda principal atividade responsável pelas emissões de Dióxido de Carbono, seguida das atividades industriais como a produção de cimento.
As principais fontes antropogênicas de emissão deste gás são a queima de combustíveis fósseis e as atividades industriais, tais como o refino do petróleo, indústria de cimento, metalurgia, enquanto que a atividade vulcânica é a principal fonte responsável pelas emissões naturais de SO2.
O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.
Exposição crônica: a exposição prolongada ao enxofre provoca doença pulmonar crônica (enfisema, bronquiectasia, asma) e sinusite (maxilar, frontal). O manuseio prolongado provoca, na pele, lesões eritematosas e ulcerosas.
O enxofre é absorvido pelas plantas essencialmente na forma de íons sulfato presentes na solução do solo, em processo ativo e outros nutrientes (particularmente outros ânions) raramente afetam a absorção de sulfato (EPSTEIN, 1975).
O dióxido de enxofre (SO2), em altas concentrações na atmosfera, sofre oxidação e hidratação, transformando-se em ácido sulfúrico (H2SO4), que é um dos ácidos que compõem a chuva ácida.
Ela pode reduzir o pH de rios e lagos, afetando os seres vivos de ambientes aquáticos. Como se não bastasse tudo isso, para a saúde humana, o gás dióxido de enxofre é extremamente tóxico para as vias respiratórias, causando irritação, tosse e, em alguns casos, náuseas e vômitos, caso inalado.
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3 - SOx) são formados nas indústrias pela queima de combustíveis fósseis que têm enxofre em sua composição (óleo combustível, carvão mineral).
Fontes antropogênicas: são fontes de emissões criadas pelo homem, como indústrias, carros e criação de gado, entre outras.
A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição.
Fontes emissoras naturais: atividade de vulcões, gás natural e descargas elétricas. Atividades humanas: resultado da combustão incompleta de combustíveis fósseis. As queimadas produzem toneladas de CO, sendo uma das principais atividades que liberam CO para a atmosfera.
Veículos automotores; Motores de combustão interna; Usinas termelétricas e siderúrgicas; Fábricas de pasta de papel.
Fontes - as fontes principais de material particulado são a queima de combustíveis fósseis, queima de biomassa vegetal, emissões de amônia na agricultura e emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias.
II - no íon NO3- o nitrogênio possui Nox igual a +1. III - o nome do óxido representado por N2O é óxido nítrico.
O NO2 existe naturalmente na atmosfera, mas em quantidades mínimas, liberadas como parte da troca de nitrogênio entre a terra e o ar. ... O óxido nitroso causa danos às moléculas de ozônio na atmosfera, que ajudam a proteger a Terra contra a nociva radiação ultravioleta do Sol.
Óxido nítrico (NO)
Gás tóxico e incolor, o óxido nítrico tende a se oxidar na atmosfera, formando o dióxido de nitrogênio (NO2).
Benefícios e propriedades | NutriTienda. O dióxido de enxofre é também conhecido pelo código E-220, por óxido de enxofre ou anidrido sulfuroso. É um aditivo conservante sintético amplamente empregado na indústria alimentar. É obtido por combustão do enxofre.
Como transferir pontos da TAP?
Como usar unha de gato para engravidar?
Como trabalhar como operador de trem?
Como funciona a máquina de Pascal?
Como transferir o molde para o Eva?
Como transferir os pontos do cartão Itaú para Smiles?
Como ocorre a Osmorregulação em peixes de água doce e salgada?
Como fazer a cópia de um DVD para o PC?
Quanto tempo vale a bolsa do Educa Mais Brasil?
Como funciona a bolsa de valores B3?
Como transferir o saque emergencial para outra conta?
Como funciona a organização da ONU?
Como funciona Os tamanhos da Carters?
Como transferir o dinheiro da poupança para conta corrente Next?
O que é bom para fortalecer a musculatura do cachorro?