Quando o HIV entra em uma célula humana, ele libera o seu RNA, e uma enzima chamada transcriptase reversa faz uma cópia do DNA do RNA do HIV. O DNA do HIV resultante é integrado no DNA da célula infectada. Este processo é o reverso daquele usado pelas células humanas, que fazem uma cópia de RNA do DNA.
Inicialmente, o vírus HIV adere e penetra sua célula alvo. O HIV libera RNA, que constitui o código genético do vírus, no interior da célula. Para o vírus replicar, seu RNA deve ser convertido para DNA. O RNA é convertido por uma enzima chamada transcriptase reversa (produzida pelo HIV).
Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
O vírus HIV infecta, principalmente, as células contendo a molécula CD4 em suas superfícies.
A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.
A replicação viral refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fábricas de vírus, que fabricam cópias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo do hospedeiro.
A enzima degrada o RNA e ao mesmo tempo duplica o DNA. O DNA de fita dupla é então incorporado ao genoma celular utilizando outra enzima, a integrase viral e funciona como molde para a transcrição do mRNA.
Elas o transportam aos nódulos linfáticos (onde são produzidas e armazenadas células de defesa) 2. Como precisa de uma célula hospedeira para se manter vivo, o HIV age já nas primeiras horas após a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.
Como o vírus do HIV age no organismo? Ele ataca as células do sistema imunológico (linfócitos), alterando seu funcionamento e reduzindo sua contagem.
Isso ocorre por causa dos altos níveis de HIV no sangue. Essa viremia está associada a um declínio acentuado no número de linfócitos T CD4+. Depois da fase aguda, os anticorpos criados pelo organismos conseguem diminuir o número de vírus no sangue.
Como baixar Life Is Strange Before the Storm?
Como qualificar a autoridade coatora?
Quais são as causas da síndrome de Asperger?
Como entrar no aplicativo Banese Card?
Qual plano da TIM tem o Deezer?
Como saber se o trabalho é insalubre?
Como saber se já dormi o suficiente?
Como identificar se a cabra está prenha?
Como saber se minha melhor amiga quer me beijar?
Como verificar a conta PagBank?
Quanto tempo o osso da clavícula Cola?
Como colocar a mangueira no cooktop?
Quanto tempo demora para aprovar pagamento no Magalu?
Como ter Disney Plus de graça no celular?
Quanto tempo após a entrevista de emprego a empresa chama para trabalhar?
Como usar dois sistemas operacionais no mesmo PC?