O Sol aquece a água que está em estado líquido nos rios, lagos e mares. Esse calor faz com que a água evapore, ou seja, passe para o estado gasoso. O vapor sobe para a atmosfera e forma as nuvens. Quando há uma grande concentração de minúsculas gotas, as nuvens ficam pesadas e forma-se a chuva.
Ao prover luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece e evapora parte da água que está presente na superfície de rios, lagos, oceanos, folhagens das plantas e do corpo de pessoas e animais. O vapor torna o ar úmido e este é menos denso que o ar seco, por isso sobe, levando as moléculas de água pelo vento.
POR QUE ACONTECE? Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente.
Se fornecermos calor às mesmas quantidades de água e de areia, é fácil observar que a areia se aquece muito mais rapidamente do que a água, pois o calor específico da água (1 cal/g.C) é maior do que o da areia (0,2 cal/g.C).
A água precisa de muito mais calor para começar a aquecer de fato: para subir em 1 grau Célsius a temperatura de 1 grama de água precisa-se de 4,186 joules de energia, enquanto para a mesma quantidade de ar é necessário 1,005 joule e para o solo apenas 0,800 joule.
24 curiosidades que você vai gostar
É tudo uma questão de pressão.
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. Ambas recebem a mesma quantidade de energia, mas o mar aquece mais porque o solo é mau condutor e concentra o calor – enquanto a água é boa condutora e dispersa o calor para as profundezas.
Isso se chama dissolução. A Gabi repetiu o mesmo processo com a areia. Só que a areia não desapareceu porque suas partículas não dissolvem. A mistura turva gerada pela areia é chamada de suspensão.
Uma amostra de cobre seria aquecida em 55 segundos, uma de prata, em 34 segundos, e uma de chumbo ou de ouro, em apenas 19 segundos. Esses dados revelam que cada substância (e cada material) tem diferentes tendências a sofrer aumento de temperatura quando recebe calor.
Outros importantes isolantes térmicos usados não só na cozinha, mas em nosso cotidiano são: a borracha, o isopor e a lã; capazes de reter com maior precisão a troca de calor entre os corpos.
Como Desenvolver a diversidade dentro do local de trabalho?
Quais os 3 tipos de ergonomia relacionados com a aplicação dos conceitos?
O que significa a palavra trajando?
Quanto tempo dura stories instagram?
Quais são os elementos essenciais de um contrato?
Quanto pesa a pele do corpo humano?
Quanto ganha uma educadora na Alemanha?
Quantos lactobacilos vivos têm no Yakult?
Quais são os protocolos de roteamento?
Quando a Teoria Celular teve seu início?
Quais ritmos a seguir são originarios da Bahia?
Quem está com diverticulite pode comer ovo?
Quais são as principais doenças causadas por?
Quanto tempo demora para tratar micose?