Resposta: O Rio Nilo passa por uma grande região da África e deságua no Mar mediterrâneo, o que o torna um excelente rio para se locomover. Isso facilitou o controle das rotas comerciais que passavam pela região e ampliou a cobrança de tributos.
Era extremamente dependente do rio, tanto para a manutenção das atividades agrícolas e a pecuária, como para o transporte de mercadorias e comunicação entre as diversas cidades. Tão apropriada era a navegação entre as várias regiões banhadas pelo Nilo, que os egípcios não precisaram construir estradas.
Localizado no continente africano, esse rio é de extrema importância para toda a sociedade que o rodeia, sendo item essencial para entendermos o desenvolvimento de civilizações milenares, como a egípcia. O Nilo passa por 10 países africanos até desaguar no mar Mediterrâneo, por meio de sua foz no Egito.
Muitas civilizações apareceram, cresceram e desapareceram devido a água. Os egípcios floresceram graças às águas do Nilo; suas cheias permitiam a plantação através da fertilização do solo e devido à essa função, o rio Nilo tinha um valor sagrado para os egípcios.
Para os egípcios o rio Nilo era sagrado. Algumas histórias bíblicas de Moisés citam o rio Nilo. ... Próximo ao rio, eles viviam da pesca e da agricultura (sobretudo cultivo de cereais) garantida pelas cheias do Nilo, que favoreciam a fertilização do solo.
Desertos são secos, quentes e especialmente o que os egípcios viviam, esse era muito grande, logo, exigia dos saqueadores muita resistência física para atravessar o deserto. Também afastava o Egito de outras civilizações, e consequentemente, de guerras por território.
As margens do Rio Nilo eram fertilizadas pelo humo (também chamado de húmus).
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água.
Trata-se de uma bacia exorréica (deságua no mar ou oceano), com curso perene (possui água o ano todo). O Nilo tem coloração mais escura, pois possui em seu curso alto teor de matéria orgânica, também conhecida como húmus. Cataratas: são consideradas quedas d'água, cachoeiras ou saltos de água.
Atualmente o rio Nilo possui importância fundamental na vida de várias sociedades, povos e etnias africanas. Trata-se de um curso d’água que faz parte das sociedades ribeirinhas e da economia dos países pelos quais ele circula.
Estima-se que a área da bacia hidrográfica do rio Nilo seja de, aproximadamente, 3.349.000 km2, o que chega a ser um décimo de todo o continente africano. O Nilo passa por 10 países africanos, sendo essencial para as suas populações.
Responsável pela vida no Egito desde os tempos dos faraós, o rio Nilo continua a ser fundamental para os países do norte da África. Além de fertilizar a terra, ele é uma importante via para as populações locais, que depositam em suas águas as esperanças do futuro.
A complexidade do sistema hídrico da região em que se encontram as cabeceiras do Rio Nilo torna difícil a identificação do início de seu curso. Sua fonte mais distante é o rio Kagera, no Burundi. Atravessa ou forma os limites de Tanzânia, Ruanda e Uganda e deságua no lago Vitória.
O que pode ser feito para melhorar a postura?
Como melhorar a letra do canhoto?
Qual melhor exercício para diminuir o ombro?
Como unir as conexões aos tubos?
Quantas gramas de sulfato de cobre para 20 litros?
Como fazer solução salina a 3%?
Como usá bicarbonato para alergia?
Quais óleos combinam com lavanda?
Como diluir tinta em pó hidracor?
O que fazer para o jantar de Natal?
Como fazer a mistura da vacina V11?
Como padronizar uma solução de nitrato de prata?
Quais são os direitos do consumidor que compra pela internet?
Como saber se houve falta de energia?