Você precisa de uma grande “tela” para mostrar sua obra-prima. Tenha sempre pratos grandes e brancos com você. Importante: o prato tem que ser proporcionalmente grande à comida que será servida. Se você está, por exemplo, servindo uma sopa bem pequena, não precisa exagerar e colocá-la em um recipiente de 5 litros.
Quando for servir arroz branco empratado ( termo que se usa quando o prato é feito e servido individualmente) coloque o arroz que for servir para uma única pessoa dentro de uma xícara de chá. Aperte bem até não caber mais. Coloque então o prato emborcado sobre a xícara e vire. Voilà!
À la carte é uma expressão típica do francês que significa "como está no cardápio" ou "como listado no cardápio", bastante utilizada no âmbito da gastronomia, principalmente entre os restaurantes.
Os conceitos são bem similares ao do risoto, em especial no caso das massas simples ou secas, como espaguete ou penne – pratos fundos deixam o visual mais harmonioso e apetitoso. Na hora de decorar, invista em ervas salpicadas, azeite e queijo parmesão ralado na hora.
A avaliação do prato se desdobra em sete quesitos, com pesos diferentes: apresentação, temperatura, qualidade dos ingredientes, cozimento, harmonia (o equilíbrio dos elementos em uma receita), tempero e sensação final, que condensa impressões acerca dos quesitos anteriores.
Aceitando ou não mentalmente a comida, é importante tornarmos o prato apelativo, conduzindo a nossa imaginação pelo interminável mundo de cheiros, cores e sabores. Para suscitar o interesse pela comida, surge o empratamento, que assume como principal função tornar a refeição mais atraente e apetecível.
Um prato mais bonito tem mais demanda, pois, antes mesmo de experimentá-lo é inevitável que a pessoa se interesse pela aparência dele. Para isso é preciso criar um prato harmonioso, colorido, bem organizado e com alimentos em bom estado. Lembrando que isso se aplica tanto para os alimentos servidos no restaurante quanto para os delivery.
Para que um prato seja apetitoso ele precisa ter uma composição adequada. Isso significa que deve levar bons ingredientes preparados adequadamente para que mantenham a cor, textura, entre outras características. A proteína geralmente é a parte principal do prato, é o ingrediente quem tem maior destaque.
A montagem de pratos é um processo cheio de truques e detalhes essenciais para que o resultado seja impecável. Apesar de ser um procedimento mais trabalhoso, ele é muito vantajoso para o seu restaurante.
Tem como devolver a passagem e pegar o dinheiro de volta?
Como deixar a internet protegida?
Quem é o novo dono do WhatsApp?
O que acontece quando a barata passa na pele?
O que fazer para dormir em segundos?
Quanto tempo leva para uma jiboia crescer?
Qual tipo de piscina tem melhor custo-benefício?
Porque Sarai era Meia-irmã de Abraão?
Qual o horário que a academia fica mais vazia?
Como mudar o modo de visualização do Word?
Qual é a geladeira que não precisa descongelar?
O que pode ser feito em Paris?
Como devem ser prescritos os treinamentos para as pessoas com doenças Crônico-degenerativas?
Por que o livro é caro no Brasil?
Qual arroz que não tem açúcar?