Qual a diferença entre direito de superfície e direito de laje?

Pergunta de Samuel Lisandro Amorim Nogueira Reis em 27-05-2022
(11 votos)

Além disso, assim como ocorre com o condomínio edilício, para que o direito de laje possa existir, é necessária a existência de alguma edificação sobre o solo, ao passo que, o direito de superfície pode se referir unicamente a terreno sem benfeitoria alguma.

Quais são as diferenças elementares entre direito real de superfície é direito real de laje?

O direito de laje fica a meio caminho entre a superfície e a propriedade plena. ... Optou o legislador, porém, por não regular o direito real de laje como modalidade do direito de superfície. As diferenças entre os dois institutos são marcantes, segundo a figura positivada pelo artigo 1.510-A d Código Civil.


O que é direito da laje?

§ 1º O direito real de laje contempla o espaço aéreo ou o subsolo de terrenos públicos ou privados, tomados em projeção vertical, como unidade imobiliária autônoma, não contem-plando as demais áreas edificadas ou não pertencentes ao proprietário da construção-base.

O que é direito da superfície?

O direito de superfície é uma exceção ao milenar princípio da acessão segundo o qual o dono do solo fica proprietário de tudo que nele adere, e não pode ser retirado sem fratura ou deterioração.

É necessário registrar o direito real de laje no Registro de Imóveis?

Para conquistar o direito real de laje, há alguns requisitos previstos pela lei que devem ser atendidos pelos imóveis. Como, por exemplo, o imóvel inicial deve ser regularizado e registrado em Cartório de Registro de Imóveis antes dos demais. ... A planta do imóvel deve ainda ser analisada pela Prefeitura do município.

Direito Civil - Aula #254 - Direito Real de Laje (É isso!)


42 curiosidades que você vai gostar

Como registrar direito de laje?

§ 9o A instituição do direito real de laje ocorrerá por meio da abertura de uma matrícula própria no registro de imóveis e por meio da averbação desse fato na matrícula da construção-base e nas matrículas de lajes anteriores, com remissão recíproca.

Como registrar o direito de laje?

Para tanto, os proprietários devem providenciar o Habite-se perante a Prefeitura Municipal e a certidão negativa de débitos do INSS, o que é feito perante o Cartório de Registro de Imóveis competente. Na sequência, poderá ser lavrada a escritura pública de instituição de direito de laje no Cartório de Notas.

O que é direito de superfície e servidão?

Além deste aspecto, a servidão “tem como objeto a prestação de alguma utilidade ao prédio dominante, enquanto no direito de superfície, o apoio prestado pelo solo à obra ou a plantação, não é simples utilidade, mas é a própria possibilidade de existência da propriedade superficiária”[30].

Pode vender seu direito de superfície?

210 e 211). A transferência do direito de superfície pode ser feita: a terceiros e por morte do superficiário, aos seus herdeiros. É proibido, o concedente, estipular qualquer pagamento pela transferência, seja verbalmente ou contratual.



Outras questões

Como se forma a linha no desenho?

Qual é o trabalho do psicólogo social?

O que é esporão no pé?

Como se formou o sal do mar?

São causas de edema sistêmico?

Como é formado o governo?

O que é coeficiente angular e linear da função?

Como se forma o ácido sulfúrico?

Como saber se um corretor de plano de saúde é credenciado?

Como saber se um corretor é confiável?

Como se forma uma frente fria?

O que fazer quando o corpo está inchado?

O que é entrega domiciliar Correios?

Quais são as etapas do método socrático?

Como saber como é meu couro cabeludo?

Como escolher o tipo de fundação?

O que significa ionico é covalente?

Como saber se a gasolina do posto é boa?

Quem pode investir no mercado de ações?

Como saber se cigarro e falsificado?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com