Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
E é por isso que a Libras é uma língua, porque ela possui suas próprias regras. Aliás, ela é uma das línguas oficiais do Brasil e a primeira língua da comunidade surda. A maioria dos surdos é alfabetizada primeiro em Libras e, por conta disso, não entende bem o português.
São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato. (UZAN et al, 2008, p. 2).
A LIBRAS, por exemplo, tem origem na linguagem de sinais francesa, e possui expressões e regionalismos próprios do Brasil. Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país.
Portanto, a diferença entre língua e linguagem é: A língua é um conjunto organizado de elementos desenvolvido pelos humanos e comum a um grupo. Por exemplo: pessoas que falam francês ou aquelas que aprenderam a se comunicar em Libras. A linguagem, por sua vez, é qualquer forma de expressão.
27 curiosidades que você vai gostar
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.
A Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras, é a língua utilizada na comunicação dos surdos no Brasil. Essa língua desenvolveu-se a partir da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no século XIX, quando d. Pedro II convidou o francês Ernest Huet para ensinar surdos aqui.
A Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos.
Foi o abade francês Charles-Michel. Na metade do século XVIII, ele desenvolveu um sistema de sinais para alfabetizar crianças surdas que serviu de base para o método usado até hoje.
Como calcular a depreciação de um móvel usado?
Quem mora sozinho recebe o Auxílio Brasil?
Quanto tempo você fica chapado?
O que é o pagamento por conta?
Quando a população do planeta vai começar a diminuir?
Quais os apps que roubam dados?
O que é PLD prevenção à lavagem de dinheiro?
Quando o Correio faz a segunda tentativa de entrega PAC?
Quanto consome ar condicionado?
Quanto custa para fazer transferencia de veiculo?
A doutrina religiosa fundada por martinho lutero ficou conhecida como?
O que comer depois do treino para emagrecer?
O que deve constar no documento base do PPRA?
A partir de quantas visualizações youtube paga?