O princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades “fala da existência da pluralidade de sujeitos, onde podem nascer os preconceitos e as discriminações. Esse norte aconselha como honrar as diferenças de cada um e assim construir um ambiente de valores igualitários” (SDH/PR, 2013, p.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
A escola tem um papel muito importante na promoção e valorização da diversidade. ... O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar.
A diversidade na educação é uma questão muito importante a ser considerada para que o ambiente escolar seja inclusivo e respeite a individualidade dos alunos, dando espaço aos diversos aspectos cultuais existentes em nossa sociedade.
Percebe-se que é possível aproveitar a diversidade cultural para ensinar uma cultura de paz, uma cultura de respeito à diversidade e à convivência com as diferenças; mediar a produção dos conhecimentos do aluno valorizando o seu conhecimento de senso comum ou os seus conhecimentos prévios, na interação com outras ...
Por meio do ensino da diversidade, as crianças aprendem a valorizar as diferenças desde o começo de sua formação. O resultado de uma educação assim é o desenvolvimento de cidadãos mais empáticos, respeitosos, críticos e conscientes de sua responsabilidade em tornar o mundo um lugar melhor para todos.
Como aceitar as diferenças
Objetivos: Promover a socialização entre os alunos; Aprender a conviver com as diferenças; Propiciar situações de reflexões sobre diferenças e semelhanças através de atividades.
A escola é defendida como uma entidade socializadora que deve incorporar as diversas culturas, afim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem.
A diversidade cultural sempre existiu e sempre vai existir na sociedade, e consequentemente nas escolas o que vai mudando ao longo do tempo é a necessidade da abertura das salas de aula para as diferenças entre alunos e famílias, incluindo e valorizando as mesmas no seu processo educativo, promovendo assim a identidade ...
Por que a diversidade cultural é essencial para o desenvolvimento da criança? O Brasil é um país com muita diversidade cultural, portanto, costumes diferentes fazem parte da nossa rotina. Mesmo assim, ainda é um desafio pensar na valorização dessas diferenças e na compreensão da nossa identidade a partir delas.
Quando se trabalha valores como a amizade, honestidade, o amor e o respeito ao próximo, também se está valorizando a diversidade na sala de aula.
DIVERSIDADE E DIFERENÇA: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL As temáticas diversidade e diferençanão são novas.
Além de melhorar a forma como o pequeno se relaciona com o outro, a familiaridade com a diversidade cultural faz com que a criança olhe para si mesma com mais gentileza, pois pode compreender melhor a sua história. Neste post, apresentaremos informações sobre a diversidade cultural e como ela impacta no desenvolvimento das crianças.
Como será a população mundial em 2050?
Como se despedir das pessoas do trabalho?
Qual é a Ilha mais perigosa do planeta?
O que um advogado autônomo faz?
Qual o procedimento que Pasteur desenvolveu para reduzir a contaminação dos vinhos por bactérias?
Qual tribunal competente para julgar agravo de instrumento?
O que pode substituir a água sanitária?
Quanto tempo leva para proteína do leite sair do organismo?
O que engorda são os carboidratos ou as calorias?
Qual a diferença entre Peroxido de carbamida e hidrogênio?
Por que a cicatriz fica escura?
Onde vive o baiacu de Espinho?
Qual é o melhor laxante para defecar?
É bom dar carne de soja para cachorro?
Quais os objetivos de um Plano de ação escolar?