São as interações, a linguagem e as rotinas do professor em sala de aula que vão permitir às crianças entenderem que é importante a busca por uma nova perspectiva, usar a imaginação e olhar por sob as camadas para descobrir a complexidade das coisas.
“É importante reiterar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não literal e não arbitrária.
Muitos psicólogos educativos centraram seus esforços em tentar desenvolver modelos que descrevem a forma como adquirimos conhecimentos. O modelo de Ausubel sobre a aprendizagem significativa é um dos que explicou com mais sucesso como ocorre a aprendizagem profunda não literal.
Outros autores mais recentes tratam acerca da aprendizagem significativa de forma similar, embora hajam pequenas diferenças como Ausubel, Novak e Hanesian (1978), Thagard (1992) ou Vosniadou (1994). Apesar de algumas diferenças, os autores tratam de aprendizagem significativa partindo dos mesmos pressupostos teóricos de Rogers.
É por essa negociação de significados que a aprendizagem significativa se diferencia da aprendizagem mecânica. O conhecimento prévio interage com o novo conhecimento, modificando e enriquecendo a estrutura cognitiva prévia, que permite a atribuição de significados ao conhecimento.
Quais os 3 estágios do positivismo?
Como acontece o potencial de ação no Sarcolema?
Como lavar almofadas sem tirar o enchimento?
Como e quando o positivismo chegou no Brasil?
Quando o Parkour se tornou modalidade esportiva?
Como surgiu o homem como ele era chamado?
Quais são as células do sistema imune e suas funções?
Como filtrar por quantidade de caracteres Excel?
Como o poeta define sua poesia auto retrato falado?
Como declarar o rendimento do MEI no IRPF?
Quais são os predadores do porco-espinho?
Como lidar com chefes difíceis no trabalho?
Como lidar com pessoas que sempre acham que estão certas?
Porque as crianças choram no primeiro dia de aula?