Em suma, o passado é uma ferramenta de auxílio no estudo e no entendimento do tempo presente, pois, a partir de uma análise constante, profunda e aberta dele, somos capazes de entender certos pontos do nosso contexto atual. ...
“É necessário conhecer o passado para compreender o presente e modificar o futuro.”, tal assertiva do filósofo Karl Marx evidencia o problema da desvalorização do pretérito.
“Nesse sentido, a história passa a ter uma importância muito grande, porque dá aos indivíduos uma noção de como as coisas são hoje, além de servir para as pessoas lembrarem daquilo que esqueceram”.
O físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, dizia que “a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão”. Uma interessante concepção atual sobre o tempo vai um pouco de encontro ao conceito de Einstein: de que efetivamente não existe passado e futuro, e sim unidades (ou porções) do agora.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.
Além disto, estudar o passado também ajuda a dizer quem somos, de onde viemos e supor para onde estamos indo, assim como testar ideias e ajustar nossas expectativas ao mundo. Estudar a história é, sobretudo, um modo de compreender o presente e talvez até o futuro.
Quanto é para autenticar um documento no cartório 2021?
Quais são as partes que compõem um microscópio?
Qual Pokémon mais raro de se encontrar?
Quais são as circunstâncias que sempre atenuam a pena?
Porque o soro caseiro é considerado uma mistura?
O que é fenômeno de superfície?
Como era o poder do rei na Idade Média?
O que é o apótema de um triângulo Equilatero?
Por que a energia nuclear não é muito explorada no Brasil?
Qual o melhor óleo para feridas?
O que engorda mais açúcar gordura ou carboidrato?