O apótema é um segmento de reta que parte do centro de um polígono e vai até o ponto médio de um de seus lados. Como esse triângulo é equilátero, o apótema também é bissetriz e altura do ângulo central AÔC.
O apótema do triângulo equilátero inscrito é o segmento que vai de seu centro até o ponto médio de um de seus lados.
Considere um triângulo equilátero de lado l, inscrito numa circunferência de raio r, como mostra a figura.Não pare agora... ... Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo. ... Verificamos também que o apótema equivale à metade do valor do raio da circunferência.
Considerando um círculo e um polígono inscrito de n lados, definimos como apótema de uma figura poligonal o segmento de reta que parte do centro da figura formando com o lado um ângulo de 90º, isto é, podemos dizer que o apótema é perpendicular ao lado do polígono.
O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
19 curiosidades que você vai gostar
Como calcular o apótema do TriânguloÁrea: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.Perímetro: P = 3.L.Altura: h = (L.√3)/2.Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.
Usando o apótema, podemos calcular a área dos polígonos de uma maneira mais fácil. Podemos encontrar uma fórmula para o apótema de um octógono dividindo o octógono em oito triângulos congruentes e usando a trigonometria para determinar a altura de um dos triângulos, uma vez que é equivalente ao apótema.
Para calcular as medidas do triângulo equilátero, usa-se o Teorema de Pitágoras, o qual estabelece fórmulas para encontrar a área, o perímetro e a altura de uma forma geométrica, com medidas iguais, tal como acontece com esse tipo de triângulo.
Área do triângulo equilátero
Pelas propriedades sabemos que a altura coincide com a mediana, ou seja, ao traçar a altura, divide-se o lado pela metade. Sabemos que a área de qualquer triângulo é dada pela multiplicação da base com a altura, e isso dividido por 2.
3 – Apótema: É a distância entre o centro de um polígono regular e o ponto médio de um de seus lados. No caso do quadrado inscrito, o apótema também forma um ângulo reto com o lado com o qual faz contato.
O perímetro do quadrado é a medida equivalente à soma de todos os lados do quadrado. O quadrado é o polígono regular, e é também um quadrilátero, pois possui medidas de ângulos e lados congruentes (mesma medida).
...
Quadrado inscrito numa Circunferênciar² + r² = L²L² = 2r²L = √2r²L = r√2.
Divisão do diâmetro pela √2 (raiz quadrada de 2)
Outro método de se determinar a medida dos lados do quadrado inscrito num circunferência é dividindo a medida do diâmetro pela raiz quadrada de 2 (√2 ).
Apótema é a altura de cada face lateral. Superfície Lateral é a superfície poliédrica formada por todas as faces laterais. Aresta da base é qualquer um dos lados do polígono da base.
Em uma pirâmide com base retangular resolve-se, inicialmente a área do retângulo (lado menor x lado maior), multiplica-se pela altura e divide por três. No caso de uma pirâmide quadrada, a base será um quadrado e a área do quadrado o lado ao quadrado (l2).
Existem algumas maneiras de calcular a área dos polígonos. Uma maneira é usar o comprimento do apótema e o comprimento de um de seus lados. No entanto, também é possível calcular a área de um octógono simplesmente usando o comprimento de um de seus lados.
Nas figuras geométricas, o semiperímetro é descoberto somando-se os lados e dividindo o resultado pela metade.
Um tipo de diâmetro mede a distância perpendicular entre dois lados paralelos, com metade desse diâmetro sendo igual ao apótema da figura. O outro tipo mede a distância de ângulos opostos e separa o octógono em duas metades iguais, sendo que cada metade desse diâmetro compõe o raio da figura.
Quadrado circunscrito
As medidas do lado e do apótema do quadrado podem ser escritas em função da medida do raio da circunferência inscrita a ele. A medida do ângulo central do quadrado é 90º, pois med(Ô) = 360º/4 = 90º. O ΔOMB é retângulo isósceles.
Resposta 04O lado do quadrado mede L e o raio r da circunferência inscrita é a metade do lado, isto é r=L/2.O raio da circunferência circunscrita é a metade da diagonal do quadrado de lado L. Como r2=2(L/2)2=12L2, então r=12L√2.
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
Como o Pantanal vem sendo ameaçado?
Como Han não morreu em Velozes e Furiosos?
Quando o Homem-Aranha fica preto?
O que pode causar um falso negativo no Beta hCG?
O que era o processo de mumificação?
Quem matou o Kraken na mitologia grega?
O que indica câncer no hemograma?
Como os Lebistes se reproduzem?
Quando devo trocar os extintores?
Quais as características dos Paramecios?
Como saber se tem gás natural na minha rua?
Como identificar se um headset é bom?
Como ver se o fusível está bom?
Como saber quando um homem está fazendo joguinho?
Como o gato fica quando está com falta de ar?
O que acontece quando se anda com o freio de mão puxado?
Como saber se meu gato está com a pata quebrada?
Qual é o poder de luta do Mestre Kame?