Todos os morcegos podem carregar o vírus da raiva, mas para que ocorra a transmissão é necessário o contato da saliva com o sangue. Por isso os vampiros, que mordem os animais, são os melhores transmissores. As outras duas espécies hematófagas são mais raras e atacam apenas aves.
Já os hematófagos raramente se alimentam do sangue de seres humanos. Essa espécie de morcego morde pessoas, porém tem preferência em se alimentar com sangue canino, e uma vez que a mordida de morcego em cachorro é transmitida, a doença progride rapidamente, levando o cão a óbito.
A maneira mais comum de um cachorro pegar raiva é através da mordida ou arranhadura de um cão – ou outro animal, como um morcego, por exemplo – infectado. Mas, além disso, a doença também pode ser transmitida de forma indireta.
Os animais vivem em bandos e podem formar colônias com até 300 indivíduos. Todos os morcegos podem carregar o vírus da raiva, mas para que ocorra a transmissão é necessário o contato da saliva com o sangue....
Página 1: | Morcego que dá raiva |
---|---|
Página 3: | Espécies que ajudam na manutenção do equilíbrio ecológico |
O morcego hematófago é um importante transmissor da Raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcego.
São possíveis sinais de comportamento alterado: morcegos voando durante o dia ou pousados em local iluminado, que adentram as casas e tocam o chão, que estejam se arrastando ou encontrados mortos.
O que determina o contato dos cães e gatos com os morcegos é justamente o fato de que morcegos não hematófagos, infectados com o vírus da raiva, desenvolverem um quadro de encefalite, o que provoca alterações em seu comportamento, fazendo com que eles passem a voar durante o dia.
A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.
Os primeiros sintomas são bem vagos e incluem dor de cabeça, mal-estar e febre, podendo durar vários dias. Com o avanço da doença, começa a aparecer os sintomas neurológicos, como ansiedade, alucinações visuais e auditivas, confusão mental, acessos de fúria, hidrofobia, convulsões e paralisia progressiva. Morcego Transmite Raiva
Em 95% dos casos humanos, ocorre por mordedura de cachorros infectados (a saliva contaminada com o vírus que é introduzida no corpo da pessoa). A raiva também pode ser transmitida se houver contato direto da saliva do animal com os olhos, mucosas ou feridas, bem como lambeduras ou arranhões de animais doentes.
Não existem exames para determinar se um animal tem raiva ou não. O único teste é feito quando se remove o cérebro e pequenas seções do tecido são analisadas em um microscópio à procura de sinais específicos, conhecidos como corpúsculos de Negri. [10] Saiba o que os médicos podem fazer pelo seu cachorro.
Como o cachorro pega raiva? - AdoroCães.com.br - Para Apaixonados por Cães! Como o cachorro pega raiva? A raiva é uma doença muito antiga e a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos).
Escrita correta da palavra quão?
Qual significado de chilreiam?
O que é enovelamento de proteínas?
O que é partida direta com reversão?
Como enviar áudio do WhatsApp para o E-mail?
O que faz mais mal à saúde narguilé ou cigarro?
Quanto tempo devo pular corda para emagrecer?
Como por imagens no iphone pelo pc?
Quanto tempo demora uma ressonância magnética da coluna?
Quanto custa para fazer abdominoplastia?