A Persistência da Memória é uma pintura do artista surrealista Salvador Dalí de 1931. A pintura está localizada na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1934. É amplamente reconhecida e frequentemente referenciada na cultura popular.
A Persistência da Memória é uma visão subjetiva da temporalidade e das suas implicações, seja na obra de arte ou nas lembranças. É também uma homenagem ao tempo interior e inconsciente, que tem sua própria forma de ser contado e que foge à racionalidade.
Dalí e os artistas do surrealismo foram influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), que enfatizava o papel do inconsciente na atividade criativa. É desta fase uma das obras mais conhecidas de Dalí, “A Persistência da Memória”, que mostra relógios derretendo.
O autorretrato disforme do artista
A figura imprecisa que aparece no centro da tela é uma espécie de rosto disforme. Esse elemento é interpretado como uma representação do próprio artista, que traz um relógio mole apoiado sobre ele. Podemos notar nesse rosto prostrado, enormes cílios, sobrancelhas e um nariz.
Alguns estudiosos de arte acreditam ainda que os relógios derretidos de Dalí podem simbolizar a inovadora Teoria da Relatividade de Albert Einstein, uma ideia nova e revolucionária na cultura da década de 1930. Salvador Dalí usa sarcasmo no título da pintura para adicionar um significado mais escuro à imagem.
21 curiosidades que você vai gostar
As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário. Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.
A Persistência da Memória foi pintada em 1931, no auge do Movimento Surrealista. Durante esse tempo, artistas inovadores exploraram ideias de automatismo e autoconsciência em seus trabalhos. Salvador Dalí, artista espanhol responsável pela obra: A Persistência das Memória.
Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera y Barrientos Acosta y Rodríguez nasceu em 1886 em Guanajuato, México. Um artista naturalmente dotado, ele começou sua educação artística formal em uma idade jovem, mas seu talento realmente começou a florescer quando ele foi para a Europa.
Na pintura, o Surrealismo tomou duas direções: a pintura surrealista figurativa e a abstrata. Em ambas, adaptou as técnicas de escrita automática dos poetas surrealistas. O intuito era liberar a mente do controle consciente e produzir um fluxo de ideias do subconsciente. Essas obras eram abstratas ou figurativas.
Curioso e dedicado, Dalí aprofundou-se em diversas áreas do conhecimento que o ajudaram na elaboração de seus trabalhos. Os temas relacionados à comida, sexo e morte são frequentes em sua produção, assim como as paisagens que remetem às suas origens, a região de Ampurdán, na Catalunha.
A arte surrealista rompe com a busca pelo sentido nas representações. É o surreal: aquilo que está para além do real, que é mais que o real porque transcende a compreensão racional e relaciona-se com a mente inconsciente, com o imaginário e o absurdo.
Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
substantivo feminino Composição ou criação de alguma coisa a partir de outra existente. [Literatura] Elaboração de uma obra tendo como outra como base. Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo. Ação ou efeito de reler, de ler novamente.
A releitura de obras de arte clássica é um recurso usado para diversos fins; seja no aprendizado de técnicas de desenho e pintura, seja em homenagem ao autor original do trabalho, ou ainda, para fins de revisão de sentidos. ... A edição das imagens, porém, não foram feitas pelo próprio artista, mas pela equipe do museu.
Em 1913, foi para Toledo, na Espanha, onde confirmou seu interesse pela arte de vanguarda europeia (cubismo e expressionismo) abandonando o estilo acadêmico.
“Ela desempenha papel fundamental para nossa qualidade de vida, pois é a condição primordial ao aprendizado. A capacidade de evocar esses conteúdos condiciona nossa adaptação ao mundo, nossos relacionamentos sociais, o planejamento e a tomada de decisões.
Nascido na França, o fauvismo ganhou categoria de movimento artístico em 1905. Entre seus principais representantes estão Henri Matisse (considerado o pai da corrente), Georges Braque e Paul Cézanne.
As obras expressionistas apresentavam traços fortes e bem marcados porém, não havia linearidade nos contornos. As linhas tinham formas retorcidas, eram, de certa forma, agressivas e não determinavam com precisão o contorno das formas. Os traçados eram espessos e angulosos.
São características do cubismo: Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas. Antitradicionalismo: rompe com os conceitos de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Fragmentação das formas e distorção da realidade.
A arte do Dadaísmo pode ser considerada espontânea, pautada pela liberdade, pelo pessimismo e pela irracionalidade. Foi a partir disso que surgiu o nome do movimento. Os artistas resolveram escolher um nome que indicasse a irracionalidade e falta de lógica presente nas artes dadaístas.
Qual a diferença entre cronômetro e temporizador?
Como é o mercado de trabalho para o gestor ambiental?
O que é a Lei de improbidade administrativa?
Quais são os modelos de Astra?
Porque a conta de luz vai aumentar?
Como transformar uma imagem em bitmap no Illustrator?
Quando começam os 9 meses de gestação?
Quanto tempo posso ficar nos EUA com passaporte português?
Pode misturar ração úmida com seca?
Quais são as PDUs de cada uma das camadas do modelo OSI?
Quais são os tipos de carne vermelha?
Quais fatores afetam a força de contração muscular do músculo esquelético e como?