O ato de pichar, em grande parte está ligado à marginalização e ao crime. Atualmente, esse preconceito vem diminuindo. Hoje, o grafite já é considerado como forma de expressão das ruas, definido assim como arte urbana.
Visto inicialmente como poluição visual, o grafite vem, cada vez mais, se tornando um instrumento possível de embelezamento e uma forma de protesto e de crítica aos problemas das grandes cidades.
O grafite é feito como uma forma de chamar a atenção de quem mora na cidade para o que acontece com ela. Essa experiência é representada em forma de desenhos, que visa despertar um pensamento crítico sobre o tema.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.
A principal diferença é que a pichação advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente relacionado à imagem.
O grafite, intimamente ligado ao movimento do hip hop, é uma manifestação artística em espaços públicos, é a arte de rua que expressa toda a opressão que a humanidade vive por meio de desenhos e pinturas.
É um dos pioneiros da cultura do Grafite na América Latina e edita a revista bimestral “Graffiti”. O cara já fez a cenografia do Skol Hip Rock, do Criança Esperança e do Coca Cola Vibe Zone. Binho Ribeiro desenvolve um apelo singular de expressão, dando vida à todos os elementos de sua criação. ...
Com o tempo, o grafite foi tomando uma nova forma e se tornando uma verdadeira obra de arte, admirada em todo o mundo. No Brasil, esse tipo de arte começou a se apresentar no final da década de 70, influenciado pela cultura americana. São Paulo foi a principal cidade adepta do movimento.
No Brasil, essa arte disseminou-se rapidamente pelo país e, hoje em dia, segundo estudiosos do tema, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo. Confira alguns nomes de destaque no cenário do grafite nacional e internacional. Artista e ativista americano que nasceu em 1958 na Pensilvânia.
O grafite é, por norma, muito perecível ao tempo e às circunstâncias uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia. O trabalho que os grafiteiros produzem vive na dualidade entre a poluição visual e a obra artística.
Outro exemplo de grafite realizado na época: "Sob os paralelepípedos, a praia". O grafite está muito ligado ao hip hop porque esse grupo viu na arte de rua uma linguagem para denunciar a opressão e a condição desfavorecida vivida por uma minoria que tentava dar voz.
Como funcionavam as válvulas de tubo a vácuo ou Termionicas?
Como funciona Os créditos de energia solar?
Como ser um divulgador do Magazine Luiza?
Como funciona Os clones das Sombras?
Como funciona um desfile de escola de samba?
Como funcionam os cartéis de drogas?
Como funciona um disjuntor magnético?
Como funcionam os carros movidos a hidrogênio?
Como funciona separação de união estável?
Como funciona abaixo-assinado virtual?
Como treinar velocidade de reação?
Qual é a posição correta para tocar teclado?
Como ligar uma caixa de retorno na mesa de som?