Os efeitos benéficos do exercício físico no paciente diabético do tipo II são vários, entre eles podemos destacar a diminuição das concentrações de glicose sanguínea antes e após o exercício, melhora do controle glicêmico, diminuição do uso de medicamentos orais ou insulinas, melhora na sensibilidade à insulina e no ...
A atividade física tem papel fundamental no tratamento do Diabetes Tipo 2 junto com a dieta e medicações. O exercício melhora o controle da glicose no sangue, a sensitividade à insulina (melhora da ação da insulina no corpo) e diminui os fatores de risco cardiovasculares.
A prática regular de exercício físico por portadores de diabetes demonstrou, em diversos estudos, melhorar o controle glicêmico, reduzir os fatores de risco cardiovascular, contribuir para a perda de peso e aumentar o bem estar.
Como a atividade física ajuda no controle glicêmico O trabalho muscular pode consumir glicose mesmo que pouca insulina esteja presente. Os músculos em exercício podem aumentar de 7 a 20 vezes a captação de glicose durante os 30 a 40 minutos iniciais, dependendo da intensidade.
Para os diabéticos atividades físicas, como caminhada, natação e ciclismo, são excelentes, pois utilizam oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose e gordura. As modalidades físicas mais aconselháveis para os diabéticos são caminhada, natação, ciclismo, dança e ginástica aeróbica de baixo impacto.
O exercício resistido é essencial para o indivíduo portador de osteoporose, pois acarreta em um aumento da massa muscular e da força muscular com conseqüente aumento da densidade mineral, melhorando a arquitetura óssea. Também demonstra ter um importante papel na melhora do equilíbrio, coordenação e agilidade.
O fato é que exercitar o corpo contribui decisivamente para baixar a taxa de glicemia. Funciona assim: quando gastamos energia, o organismo utiliza o açúcar do sangue com mais velocidade. Dessa forma, em vez de ficar na nossa circulação, o açúcar vai sendo gasto durante o treino e até nas 12 horas seguintes.
A prática de exercício físico é uma importante ferramenta tanto na prevenção como no tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo II. Seu papel está relacionado à melhora do metabolismo da glicose no músculo esquelético bem como a redução dos fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes como a
Quais exercícios indicados para diabetes O diabético pode praticar qualquer tipo de exercício físico, desde que tenha a glicemia abaixo de 250 e não tenha comprometimento ocular, como a retinopatia diabética, ou feridas nos pés. Nestes casos, não é recomendado fazer exercícios como as lutas ou que envolva saltos.
O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia. O exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.
Por isso, mais do que nunca a importância da atividade física, pois está comprovado e evidenciado os seus inúmeros benefícios para a saúde, ou seja, os exercícios físicos são fundamentais para todo ser humano e muito mais para o portador de diabetes. E porque é ainda mais importante para pessoas diabéticas?
O que foi o movimento da Catalunha?
Porque não consigo entrar no Classroom?
Como colocar uma caixa de energia na parede?
Como controlar o impulso na hora de comprar?
Quando piso na embreagem faz barulho o que pode ser?
Como é a desova das tartarugas?
Qual é a melhor lixa para lixar madeira?
O que é sociologia e qual é o seu objeto de estudo?
Como funciona a cadeia de infecção?
O que é adolescência Segundo o Ministério da Saúde?
Como ocorre a diferenciação do Odontoblasto?
Como podemos definir o processo de fermentação?
Como ocorre a divisão das células ósseas?
O que usar para lubrificar persiana?
O que é análise quantitativa dos riscos?
Quem pode ser doador de medula?
O que usar para lubrificar a suspensão do carro?
Como ocorre a contaminação de uma pessoa por esse verme lombriga )?