Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.
➢ Ânus e boca (via digestória); ➢ Nariz e boca (via respiratória); ➢ Pele e mucosas (via transcutânea); ➢ Vagina e uretra (via urogenital). ➢ Eliminação pelo leite; ➢ Eliminação pelo sangue.
Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
O processo infeccioso envolve: o agente infeccioso, as fontes de infecção, o hospedeiro e o processo de transmissão. O agente etiológico responsável pela infecção é o ser vivo que é capaz de penetrar, alojar-se e multiplicar-se no hospedeiro, espoleando-o e causando-lhe enfermidades.
Muitas infecções bacterianas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.
A cadeia epidemiológica organiza a se- quência da interação entre o agente, o hospedeiro e o meio. Ela é composta por seis elementos, que devem estar presentes para que ocorra a infecção: agente infeccioso, fonte, porta de saída, forma de transmissão, porta de entrada e hospedeiro suscetível.
Uma infecçãoocorre quando microrganismos invadem tecidos corporais e causam doenças. As doenças infecciosas são, em geral, provocadas por bactérias, fungos, vírus, parasitas, etc. que invadem o corpo multiplicam-se e provocam a infecção.
Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.
O PROCESSO INFECCIOSO 24. O PROCESSO INFECCIOSO ▪ Segundo Potter e Perry (2013), as infecções seguem um curso progressivo.
Formas de transmissão. A infecção pode ser transmitida de duas maneiras: direta ou indireta. Transmissão direta: Pode acontecer sem a necessidade de um veículo para o agente infeccioso, a transmissão direta pode ocorrer por meio de contato físico direto ou por contato com secreção de outro indivíduo.
Qual foi a causa da morte de Freud?
Tem como ir da Colômbia para o Panamá?
Por que o Fred morre em Harry Potter?
Como passar um texto da primeira pessoa para terceira?
Como saber se o arquivo está em CMYK InDesign?
Porque Cubatão foi considerada a cidade mais poluída do mundo?
O que quer o Banco Mundial para a educação no Brasil?
Como o surto de Ebola foi controlado?
Como ter velocidade e agilidade?
Como o CO2 é retirado da atmosfera?
Como operar com Bot na Binary?
O que o ato de gentileza representa para a pessoa que o recebe?
O que faz uma comida ser Kosher?