O esôfago começa como uma extensão da faringe na parte posterior da cavidade oral. Em seguida, desce pelo pescoço próximo à traquéia, através da cavidade torácica e penetra no diafragma para se conectar com o estômago na cavidade abdominal.
O esôfago tem como função o transporte de alimentos sólidos, pastosos e líquidos (já parcialmente digeridos pela boca), para o estômago. O transporte se dá através de movimentos peristálticos com ondas involuntárias e automáticas de contração.
O esôfago é um órgão musculoso que conecta a região da faringe ao estômago. Ele se localiza posteriormente à traqueia, anteriormente à coluna vertebral, e atravessa o diafragma em frente à aorta. Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas.
Como funciona o esôfago O esôfago promove a ligação entre a faringe e o estômago, garantindo que o alimento continue seu caminho pelo trato digestório e seja digerido. A movimentação do bolo alimentar em direção ao estômago é conseguida devido à contração da musculatura do órgão.
2. O esôfago é um dos órgãos que atuam no sistema digestório fazendo a ligação da faringe até o estômago. Considerando seu papel no processo de digestão, assinale a alternativa que indica como o esôfago atua. a) Através da liberação de ácidos.
O esôfago começa no pescoço, onde é contínuo com a parte laríngea da faringe na junção faringoesofágica. A primeira parte, a parte cervical, pertence ao terço superior de músculo estriado voluntário esofágico.
O esófago é o canal encarregue de transportar os alimentos da garganta até ao estômago. Este último órgão é uma espécie de saco onde a comida é armazenada temporariamente, enquanto é preparada para prosseguir o seu trajecto pelo tubo digestivo.
O esôfago é um tubo musculoso que se estende da faringe até o estômago, apresentando um tamanho aproximado de 25 centímetros. Esse órgão está localizado posteriormente à traqueia e anteriormente à coluna vertebral; passa através do diafragma, em frente à artéria aorta, e desemboca no estômago.
Na maioria dos peixes, o esófago é extremamente curto, devido principalmente ao comprimento da faringe (que está associado com as guelras ).
A parte inferior do esôfago faz ligação com o estômago e recebe o nome de junção gastroesofágica. Nesta área, existe a presença do esfíncter inferior do esôfago, que auxilia no controle da passagem do alimento até o estômago. Esta ação faz com que o ácio estomacal e as enzimas digestivas não cheguem ao esôfago.
Costuma-se distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica (a maior) e abdominal. Alguns autores reconhecem, ainda, uma porção denominada diafragmática, que atravessa o diafragma para atingir o abdome.
Quais as etapas do ciclo de vida do serviço?
Quais são as formas de constituição do crédito tributário?
O que evitar quando a ferritina está alta?
O que é uma reflexão deslizante?
Qual a importância da humanização na assistência do paciente cirúrgico pela equipe de enfermagem?
Quem assume depois da Rainha Elizabeth?
O que é solubilidade de um exemplo?
Quais as melhores ervas para banho de descarrego?
O que é uma observação macroscópica?
O que significa o conceito de vulnerabilidade?
Quais são os objetivos da SAE?
É possível cobrar uma taxa de não comparecimento a consulta?
O que é epifania retratada nas obras de Clarice?
O que acontece se denunciar um contato no WhatsApp?
Quantos litros é a reserva do Gol g6 2013?