A primeira consequência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade, por causa da diminuição ou, mesmo, da extinção de espécies vegetais e animais. As florestas tropicais tem uma enorme biodiversidade e, por isso, possuem um valor incalculável.
O desmatamento provoca desgaste no solo porque o deixa exposto às chuvas, correntes d'água e. consequentemente, ao fenômeno da erosão. ... Há também a possibilidade de ressecamento do solo e diminuição de sua capacidade de absorção d'água.
Verificado por especialistas. A retirada da vegetação natural de um ambiente prejudica os outros seres vivos desse lugar. O desmatamento é um impacto ambiental, realizado pelo homem, e que ocorre principalmente por causa das atividades agropecuárias e pelos impactos causados pela industrialização e urbanização.
O desmatamento causa perda na biodiversidade, ou seja as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam. As populações de plantas, animais e microrganismos ficam debilitadas e eventualmente algumas podem se extinguir.
O cálculo da taxa de desmatamento anual é estimado como: TAnual = (Td2 * nd1) + (Td2 * nd2r) + (Td1 * nd1r) , onde: ▪ Td2 - taxa de desmatamento diária entre a imagem do ano analisado e a imagem do ano anterior. Td1 - taxa de desmatamento diária entre a imagem do ano anterior e a imagem do ano precedente.
Erosão. A erosão é um processo natural, que pode ser intensificado pela atividade humana. Em resumo, ele consiste no desgaste dos solos e das rochas devido à ações de agentes externos, principalmente, o vento e a chuva.
De acordo com o Sistema Ambiental Paulista, cerca de 400 animais e 200 espécies de plantas estão em ameaça de extinção na Mata Atlântica. Pela falta de vegetação após o desmatamento, o solo fica mais exposto a agentes erosivos, ou seja, que o degradam lentamente, como a água das chuvas e dos rios.
Se em alguns poucos momentos o Brasil apresentou redução nos níveis de desmatamento em larga escala, seu alcance tem crescido cada vez mais, principalmente nas regiões mais afastadas, como a Amazônia. Atualmente a Amazônia é a área que mais sofre com o desmatamento no Brasil.
As causas do desmatamento são variadas, mas incluem desde a necessidade pelos produtos da floresta (madeira, remédios, frutos, fibras, caça, etc), até a expansão das cidades. Um fato é que o ser humano destrói essas áreas desde os tempos pré-históricos para atender as suas necessidades.
O desmatamento pode ser causado por alguns fatores naturais, mas nos níveis atuais, apenas a atividade humana consegue ser responsável por tanta devastação.
Com relação ao Brasil, Paulo Barreto, engenheiro florestal da Imazon, apontou algumas medidas necessárias para conter o desmatamento. Confira alguns exemplos:
Qual a importância da competência emocional?
Onde é feriado 08 de setembro?
Quais as vantagens e desvantagens da testosterona?
Quando há necessidade de fazer quimioterapia?
O que pode causar trombose nas pernas?
Como descobrir o número da CAT parcial?
Quantos cursos específicos são citados na norma NR20?
O que colocar na terra para plantar suculentas?
Como podemos nos prevenir contra doenças causadas por certas espécies de platelmintos?
Qual o número para desbloquear o cartão BMG?
Para que serve a pomada cetoconazol dipropionato de betametasona e sulfato de neomicina?
Como vender bem como afiliado?
Quais são os lixos radioativos?