O peeling estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos, como a dermoabrasão. O procedimento pode ser utilizado para clarear manchas e cicatrizes de acne, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão.
O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa, podendo ser feito para eliminar manchas e linhas de expressão, por exemplo.
O mais indicado é aplicar uma vez por dia, durante a noite, após a lavagem do rosto. Deve-se usar a quantidade de creme correspondente a uma ervilha para cada parte do rosto: testa e parte superior do rosto, queixo e cada uma das bochechas. Após 20 minutos da aplicação, o ideal é hidratar a pele.
A quantidade de sessões varia de acordo com a substância utilizada no peeling químico e sua concentração, além da gravidade do problema tratado. De maneira geral, são necessárias de 3 a 5 sessões, com intervalos que vão de 15 a 30 dias.
Normalmente em 7 dias a pele volta ao normal. Se o peeling for mais profundo esse tempo pode ser maior assim como a irritação. É muito importante manter a hidratação e usar com mais frequência o filtro solar.
O processo de cicatrização pode variar de até quatro dias, nos casos mais superficiais, a até 15 dias, nos procedimentos mais profundos.
Além disso, normalmente é indicado o uso de ácidos mais suaves por entre 15 e 30 dias para preparar a pele para o peeling, normalmente são usados cremes com ácido retinóico, glicólico e hidroquinona.
Os benefícios do peeling químico são inúmeros, ele proporciona uma nova camada na pele, uma textura mais lisa, além de uma coloração mais uniforme. Outros benefícios que são conquistados graças ao peeling químico são a redução da oleosidade, clareamento de sardas, e manchas da idade e do sol, prevenção de espinhas, entre muitos outros.
Os cuidados variam de acordo com o peeling feito, por isso o mais importante é seguir as orientações de seu dermatologista. No entanto, em todo peeling, como a pele fica sensível por um tempo, é importante reforçar a proteção solar, reaplicando o filtro a cada duas horas. O uso de produtos com ácido ascórbico (vitamina C) também é bem-vindo.
No peeling médio ocorre também a melhora das ceratoses actínicas (aquelas casquinhas causadas pelo sol) Já o peeling profundo tem resultados melhores, melhorando de forma exuberante das rugas superficiais e profundas, além da melhora das manchas e aparência geral da pele. Fontes
Quem está fazendo quimioterapia pode comer ovo?
Como conseguir o alvará para sacar FGTS de pensão alimentícia?
O que aconteceu com Ronaldo Fenômeno?
Qual a melhor tinta para pintar o cabelo com progressiva?
O que é um processo arquivado em definitivo?
Quais são os melhores alimentos para afinar o sangue?
Quais são e qual a importância dos 4 princípios da administração científica?
Qual recurso cabível contra decisão que rejeitou impugnação ao cumprimento de sentença?
Qual o melhor sistema para delivery?
O que significa ver Maria Padilha?
Quais os resultados de trabalho em equipe?
Qual o valor do salário de um Guarda Municipal?
É o período de tempo que decorre desde a indicação da cirurgia até a véspera de sua realização?