O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo e o meio ambiente. ... Tudo isso, gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.
O ato de consumo em si não é um problema. O problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta. ...
A forma do consumo desenfreado acaba gerando também uma grande quantidade de lixo descartado diariamente e esses lixos acabam parando nos oceanos, prejudicando os animais, as plantações e toda população.
Para garantir a vida no planeta, é preciso repensar hábitos de consumo, desde o lixo que poderia ser aproveitado, até a real necessidade de algumas coisas. ;O canudinho, por exemplo, para pessoas enfermas talvez se justifique. ... Por isso, a necessidade de uma transição rápida. ;Há pouco tempo de reação.
O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.
Os principais indicadores de consumismo em nosso meio ambiente são: o aumento na produção de lixo (indicador bastante expressivo), poluição atmosférica, destruição dos recursos naturais para extração de matéria prima, desperdícios dos recursos naturais.
O consumismo é compreendido como uma compra acrítica. Dessa forma, as pessoas que compram compulsivamente não analisam as consequências sociais e pessoais da compra. Em casos de “oneomania”, a pessoa chega a fazer dívidas que não consegue quitar devido à patologia relacionada ao consumo excessivo.
Isso acontece porque, de forma geral, a obesidade e a diabetes tipo II são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, a falta de atividade física tende também a desencadear hipertensão, que quando não controlada pode evoluir para um AVC ou infarto.
O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros.
Já no plano coletivo, é o nosso planeta que sofre bastante com o consumismo. O meio ambiente é diretamente afetado, pois o consumo desenfreado e o desperdício, muitas vezes causado pela falta de conhecimento, requerem o uso de mais matérias-primas, e, consequentemente, também geram grande quantidade de resíduos.
Em uma sociedade de consumo, as pessoas adquirem produtos e serviços necessários para sua vida. Consumismo, ao contrário, é o ato de comprar produtos e serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo e descontrolado. Não basta se vestir, é preciso acompanhar todas as tendências da moda.
Em um mundo globalizado, dominado pelo capitalismo, o consumo está diretamente interligado ao desenvolvimento da sociedade. Quanto mais se consome, maior o desenvolvimento e a estabilidade econômica de cada estado e região.
Por que Brasília é a cidade mais importante do Brasil?
Qual a melhor areia para grama?
O que é policitemia vera e câncer?
Qual o tamanho da Praça dos Girassóis?
Quem deve pagar o abono de permanência?
Porque a rainha tem dois aniversários?
O que não comer quando se tem cisto no ovário?
Qual época mais barata para ir a Portugal?
Quem nasceu no ano de 1979 tem quantos anos?
Como são formadas as engrenagens?
Quem tem problema de cálculo renal pode comer banana?
Quais as alterações laboratoriais verificadas na anemia ferropriva?