O Construtivismo entende que entende que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais ele próprio vai construir os ...
Quais são os princípios do construtivismo? o aluno é o centro e o protagonista do processo de aprendizagem; o nível de amadurecimento de cada estudante é respeitado; ... o aprendizado é construído gradualmente, e cada novo conhecimento é aprendido a partir de conceitos anteriores.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
No construtivismo, o erro faz parte do processo de aprendizagem. Em um ambiente escolar onde se é aplicada a teoria construtivista, o aluno participa do seu próprio aprendizado, através da experimentação e das pesquisas de campo, por exemplo. ...
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
Aprendizagem representacional: é considerado o tipo mais básico, que ocorre a partir do conhecimento do significado de símbolos individuais e do que eles representam.
No Construtivismo a importância do que se faz é igual ao como e porque fazer, buscando delinear os diversos estágios por que passam os indivíduos na ação de aquisição dos conhecimentos, de como se desenvolve a inteligência humana e de como o indivíduo se torna autônomo.
No Brasil, a partir da década de 80, escolas começaram a utilizar o construtivismo em sala de aula, e mudaram a forma de alfabetizar as crianças. No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado metodicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em São Paulo.
O Active Learning, o Discovery Learning e o Knowledge Building, são variantes do modelo construtivista, bem como alguns outros, menos difundidos, designados pelos seus autores como Evolução Conceptiva, Mudança Conceptiva, Modelos Mentais, etc.
No construtivismo, o erro é possível e necessário, isto é, faz parte do processo. Por isso, o construtivismo defende que as estruturas, os esquemas, os conceitos, as idéias são criados, constituídos por um processo de auto-regulação. Auto-regulação significa busca de sintonia.
Como selecionar datas no Airbnb?
O quê patrimônio material e imaterial?
Quais são as medidas de proteção Radiologica?
Qual é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental?
Qual plataforma de afiliados paga mais?
Qual a fórmula para calcular a massa de um corpo?
Quais os feriados municipais de Teresina?
É verdade que o alho faz mal para os rins?
Quais os sintomas de rejeição de um transplante?
O que são valores éticos para a vida?