O poder em Foucault é pensado como relação, ele raramente usa a palavra poder, mas a expressão - relações de poder - e quando usa a primeira é sempre no sentido da segunda. O poder pensado como relações de poder traz a ideia de força.
O poder são as ações sobre as ações. O poder provoca ações que ora se encontram no campo do direito, ora no campo da verdade. O poder deve ser entendido como uma relação flutuante, não está numa instituição e nem em ninguém, já o saber se encontra numa relação de formas e conteúdos.
Segundo suas análises históricas e filosóficas, a disciplina é uma maneira de fazer as pessoas se adequarem a uma determinada norma. Ao contrário da soberania, que derruba quem não a obedece, a disciplina se baseia em outras formas de agir.
Maquiavel ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era republicano. Em sua concepção, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.
No quadro conceitual proposto por Foucault, portanto, governo é o modo concreto de uma governamentalidade específica e não necessária. Quer dizer, há um campo no qual certas formas de governo de si e dos outros tomam corpo, fornecendo sentido às relações e estabelecendo distinções e significações.
Para Foucault, as práticas disciplinares permitiriam o controle dos corpos e a sujeição de forças, impondo-lhes docilidade, utilidade e produtividade - ressalta, ainda, que houve descoberta do corpo como objeto e alvo de poder, de submissão e utilização e/ou de funcionamento e de explicação.
Foi o que ele chamou de Microfísica do Poder. É assim que também nasce a resistência, que é um contra-poder de qualquer exercício de poder. Diversos assuntos abordados na atualidade podem ter como base argumentativa a teoria de poder de Michel Foucault, que é uma das mais famosas e discutida ao longo do tempo.
Temas ligados à política, sistema carcerário, minorias, saúde mental, lutas de classes etc, podem citar as teorias de Foucault. “Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação.”
“A afirmação mais crucial de Foucault sobre o poder é a de que devemos nos recusar a tratá-lo como os filósofos sempre trataram seus temas centrais, como uma coisa unitária e homogênea ...
O filósofo Michel Foucault (Foto: Divulgação) Em Vigiar e Punir,uma de suas obras mais influentes, Foucault apresenta outra forma de poder: o poder disciplinar. Segundo suas análises históricas e filosóficas, a disciplina é uma maneira de fazer as pessoas se adequarem a uma determinada norma.
O que é o universo educação infantil?
O que se trabalha na ortografia?
Como deve ser a alimentação saudável no ambiente escolar?
Como ensinar sustentabilidade para uma criança?
Como conseguir um trabalho pela internet?
Como remarcar uma passagem comprada pela decolar?
Como saber como você vai ficar de óculos?
Como saber se o bebê vai ter cabelo liso ou cacheado?
Como descobrir as melhores tags?
Como saber como seu cabelo vai ficar depois da transição?
O que é preciso para atuar na educação infantil?
Como trabalhar os seres vivos na educação infantil?
Como trabalhar sons da natureza na educação infantil?
Como usar os 30 dias grátis da Netflix?