Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outros objetos de interesse. E a ideologia do comércio é justamente esta, trocar uma coisa por outra. Atualmente, trocamos produtos e serviços por dinheiro.
Todavia, com o crescimento das cidades, um novo mundo de oportunidades surgiu. A simples troca de mercadorias se chama escambo, forma comercial que dominou boa parte da história da humanidade. No século VII a.C., no entanto, surgiram as primeiras moedas, que eram rudimentares, mas que ajudaram na evolução do comércio.
Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
Além dos fenícios, outros que também se destacaram na Antiguidade e realizaram trocas comerciais foram os chineses. Um dos seus produtos que mais chamava a atenção de outros povos era a seda. Não somente no Oriente Médio e na Ásia o comércio se desenvolveu. Na Europa, havia povos comerciantes, como os romanos.
Na Antiguidade, o comércio era, na maior parte, in natura, ou seja, à base do escambo. Contudo, a Pérsia, que fazia parte da Antiguidade Oriental, conheceu a moeda, com o Imperador Dario. A moeda, na Europa Ocidental, só ficou conhecida a partir do final da Idade Média, no período da Baixa Id.
1649. Ano de fundação da Companhia Geral do Comércio do Brasil. Até então, existiam apenas empórios que vendiam itens importados.
Você alguma vez já se perguntou como surgiu o comércio no Brasil? ... Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios que aqui viviam desconheciam qualquer tipo de moeda. Foi então que começaram as permutas, que também consistiam em trocas de objetos e alimentos.
O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.
As primeiras casas comerciais eram o centro de tudo: armazém, correio e até banco. No início da colonização, o intercâmbio comercial se resumia na troca de cereais por artigos ou por animais, dada a escassez de moeda e das dificuldades de transportar os produtos. O lombo dos muares era o transporte de mercadorias.
O comércio se desenvolveu de forma tal que hoje em dia, graças ao desenvolvimento tecnológico, podemos adquirir os produtos que desejamos sem precisar sair de casa, é o chamado comércio eletrônico. Antigamente, o comércio era considerado local, pois era realizado apenas entre as pessoas de uma mesma civilização.
O comércio pode ser conceituado como a troca espontânea de produtos. Se essa troca de der entre dois comerciantes, ela será bilateral, mas se dela participar mais gente, multilateral.
Posteriormente, no período conhecido como Antiguidade, o comércio entre alguns povos tornou-se mais bem estruturado. Alguns deles, inclusive, viajavam longas distâncias para realizar trocas comerciais. A valorização do trabalho com metal fez surgir réplicas de objetos em tamanho pequeno que eram uti lizadas em trocas comerciais.
Não é possível identificar a existência de comércio formalmente instituído nos tempos primitivos pelo fato de, nessa época, os produtos se destinarem apenas à subsistência; isto é, não ocorria a troca de excedentes, o que se deu gradativamente, como ensina Fran Martins (1991, p. 01):
Qual a relação entre o cinema e fotografia?
Como se lê uma partitura musical?
Como funciona a venda pela Shopee?
Como funciona a República Federativa do Brasil?
Quem criou a calça de cintura baixa?
Quanto custa para abrir uma empresa de dedetização?
Como se comunicavam os primeiros seres humanos?
Qual o valor de uma sessão de arteterapia?
Quanto tempo dói uma queimadura?
Como nasceu a comemoração do São João?
Como funciona uma Paletizadora de ração?