O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. ... Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
Reconhecido como um hotspot global de biodiversidade, o Cerrado destaca-se pela abundância de espécies endêmicas, abrigando aproximadamente 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas, das quais 34,9% (4.208) são endêmicas¹.
Nos últimos anos, contudo, a expansão da agricultura e da pecuária representa o maior fator de risco para o Cerrado. ... A destruição e a fragmentação de habitats consistem, atualmente, na maior ameaça à integridade desse bioma: 60% da área total é destinada à pecuária e 6% aos grãos, principalmente soja.
O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.400 endêmicas desse bioma, caducifólia ou decídua (as folhas caem durante a estação seca do ano).
18 curiosidades que você vai gostar
O Cerrado, também conhecido como savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Caracteriza-se por grandes biodiversidade e potencial aquífero. ... Localiza-se em uma área com grande potencial aquífero e diversos tipos de vegetações.
O Bioma Cerrado abrange 13 estados brasileiros, em uma área de cerca de 200 milhões de hectares, sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. ... O Cerrado é marcado principalmente pelo clima tropical, com uma estiagem que se prolonga por aproximadamente cinco meses.
Os problemas mais comuns são poluição d água, redução da quantidade e qualidade da água para abastecimento, degradação dos solos e, consequentemente, perda da qualidade ambiental.
Em relação à biota aquática das bacias hidrográficas do Cerrado, as principais ameaças são o desmatamento, a poluição industrial e doméstica, os insumos aplicados à agricultura, a construção de barragens e aterros, que modificam os hábitats necessários à sobrevivência dessa fauna (Ribeiro, M.C.L.B., 2007).
A principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa.
No Brasil, existem duas regiões reconhecidas como hotspots: o Cerrado e a Mata Atlântica.
Além disso, em território brasileiro podem ser encontrados dois Hotspots importantes, a Mata Atlântica e o Cerrado.
Hotspot significa “lugar quente” e WiFi significa rede sem fio, ou seja, um local, geralmente estabelecimentos comerciais onde se pode utilizar a internet sem a necessidade de fios ou cabos.
O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.200 metros de altitude, pode ocorrer o clima Tropical de Altitude (Cwa) (EITEN, 1994).
Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do Terciário, os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados.
De clima tropical, com verão chuvoso e inverno seco, o bioma Cerrado tem como principal característica a ocorrência de duas estações: uma chuvosa (outubro a abril), quando caem mais de 90% das chuvas, e uma seca (maio a setembro), com ausência quase total de chuvas.
Cerrado é o bioma mais ameaçado no país, segundo ICMBio
Segundo ele, a biodiversidade do Cerrado está ameaçada pelo desmatamento. ... Apesar do desmatamento, que ainda preocupa, ele explica que a Amazônia é o bioma mais protegido do Brasil, o que não ocorre no Pantanal.
As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes.
Campo cerrado ou caatininga é um tipo de vegetação campestre, com predomínio de gramíneas, pequenas árvores e arbustos bastante esparsos entre si e árvores geralmente isoladas. Trata-se de uma transição entre o campo e os demais tipo de vegetação ou às vezes um resultado da degradação do cerrado.
Cerradão (ou catanduva) é a denominação de uma formação florestal do cerrado, com árvores podendo alcançar até 15 metros de altura. ... Do ponto de vista fisionômico é uma floresta, mas floristicamente se assemelha mais ao cerrado sentido restrito. É um tipo mais denso de vegetação.
As "savanas brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam o território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central.
Um bioma é definido pelas características ambientais em comum, como os padrões climáticos, geologia e tipo de vegetação encontrados em determinada região. Já o ecossistema considera a troca dos seres vivos com os elementos abióticos (não-vivos) do seu entorno como o solo, água, atmosfera e assim por diante.
Tipos de Biomas brasileiros. ... Essa diversidade também é responsável pela divisão dos biomas brasileiros em seis zonas distintas, que se diferenciam pelos fatores climáticos, litológicos (rochas), bem como a presença de animais e vegetações específicas de cada meio.
Enfim, considerando apenas o aspecto fisionômico, o Cerrado pode ser então considerado como savana, pois, cerca de 80% a 90% do Brasil Central é caracterizado como vegetação savânica (Cerrado sentido restrito e Campo Sujo), enquanto que o restante é ocupado pelas formações florestais e campestres (Eiten, 1972; 1978).
Lista de hotspotsTumbes-Chocó-Magdalena (Panamá, Colômbia, Equador e Peru)Cerrado (Brasil)Chile Central - Florestas Valdivias.Mesoamérica (Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize e México)Ilhas do Caribe.Província Florística da Califórnia.