Alimentos ricos em açucares são chamados de energéticos. São digeridos e transformados em glicose, gerando energia para nosso corpo e o que sobra é armazenada em forma de glicogênio ou estocada como gordura no tecido adiposo.
Para cada NADH que transfere seus elétrons para a cadeia mitocondrial transportadora de elétrons, aproximadamente 2,5 ATP são produzidos a partir de ADP + Pi. Para cada FADH2, cerca de 1,5 ATP são produzidos. Assim, a completa oxidação do grupo acetila da acetil−CoA no ciclo do ácido cítrico produz 10 ATP.
Todos os seres vivos precisam queimar combustíveis orgânicos, como a glicose, para obter energia. A queima ocorre pelo processo de respiração celular. Fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química de moléculas como carboidratos e lipídios.
O carregamento de glicogênio muscular já acontece com 1 dia de alta ingestão de carboidratos (10g\ kg peso\ dia).
Os carboidratos são responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem. Este macronutriente é formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose. Isso significa que ao ingerirmos alimentos ricos em amido, estamos consequentemente ingerindo glicose.
Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.
Nós vimos como os carboidratos são transformados em energia no nosso organismo e conhecemos os principais diferentes tipos que carboidratos que podem ser encontrados.
Com isso, o ideal é buscar fornecer a energia do carboidrato ao corpo por meio de alimentos saudáveis, que além de conter os carboidratos, também contenham outros nutrientes necessários para que o organismo funcione apropriadamente.
A forma de armazenamento ocorre de diferentes formas nos seres vivos, sendo armazenado como amido nas plantas e como glicogênio nos animais. Em seguida, após o processo de hidrólise da biomolécula, o carboidrato se transforma em monossacarídeo – principal combustível da respiração celular.
Os carboidratos são fonte importantíssima de energia para o organismo. Sabemos que consumi-los em excesso pode engordar e que existem carboidratos bons e ruins, simples e complexos. No entanto, veja a seguir se carboidrato é açúcar, quais são as diferenças entre seus tipos variados e se ele faz mal ou não para a saúde.
Precisa lixar janela antes de pintar?
Quantos padrinhos precisa no cartório?
Como se lê as medidas de capacidade?
Porque a insulina não pode ficar fora da geladeira?
O que tomar para limpar os pulmões naturalmente?
Como fazer para engordar o corpo?
Qual a cidade que tem mais cor no Brasil?
Como separar duas pessoas com vinagre?
Como montar um desafio no Instagram?
Qual o objetivo da atividade com prendedor de roupa?
O que fazer para multiplicar o dinheiro?