Alimentos ricos em açucares são chamados de energéticos. São digeridos e transformados em glicose, gerando energia para nosso corpo e o que sobra é armazenada em forma de glicogênio ou estocada como gordura no tecido adiposo.
Para cada NADH que transfere seus elétrons para a cadeia mitocondrial transportadora de elétrons, aproximadamente 2,5 ATP são produzidos a partir de ADP + Pi. Para cada FADH2, cerca de 1,5 ATP são produzidos. Assim, a completa oxidação do grupo acetila da acetil−CoA no ciclo do ácido cítrico produz 10 ATP.
Todos os seres vivos precisam queimar combustíveis orgânicos, como a glicose, para obter energia. A queima ocorre pelo processo de respiração celular. Fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química de moléculas como carboidratos e lipídios.
O carregamento de glicogênio muscular já acontece com 1 dia de alta ingestão de carboidratos (10g\ kg peso\ dia).
Os carboidratos são responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem. Este macronutriente é formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose. Isso significa que ao ingerirmos alimentos ricos em amido, estamos consequentemente ingerindo glicose.
Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.
Nós vimos como os carboidratos são transformados em energia no nosso organismo e conhecemos os principais diferentes tipos que carboidratos que podem ser encontrados.
Com isso, o ideal é buscar fornecer a energia do carboidrato ao corpo por meio de alimentos saudáveis, que além de conter os carboidratos, também contenham outros nutrientes necessários para que o organismo funcione apropriadamente.
A forma de armazenamento ocorre de diferentes formas nos seres vivos, sendo armazenado como amido nas plantas e como glicogênio nos animais. Em seguida, após o processo de hidrólise da biomolécula, o carboidrato se transforma em monossacarídeo – principal combustível da respiração celular.
Os carboidratos são fonte importantíssima de energia para o organismo. Sabemos que consumi-los em excesso pode engordar e que existem carboidratos bons e ruins, simples e complexos. No entanto, veja a seguir se carboidrato é açúcar, quais são as diferenças entre seus tipos variados e se ele faz mal ou não para a saúde.
Como tirar embalagem do pote de vidro?
Como gravar tela no Samsung A21?
Como são formados os três folhetos germinativos?
Como tirar grude de adesivo da capinha do celular?
Como girar uma imagem no canva?
O que pode ocorrer com a linguagem de alguém que tenha uma lesão na área de Wernicke?
Como são marcadas as fronteiras entre municípios e os vizinhos?
Como os gases industriais são obtidos a partir do ar atmosférico?
Qual é a função das artérias e das veias?
Qual o nome dos tecidos que formam o corpo humano?
Como são ocasionados fluxo de pessoas?
Como podemos classificar um átomo de carbono?