Inclusive, quando inicia-se o uso da insulina indicamos manter a insulina fora da geladeira pois o líquido gelado pode causar dor/ardência no momento da aplicação. Deve-se proteger a insulina da exposição direta solar e após o período determinado pelo fabricante a insulina deve ser desprezada após aberta.
Já as insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira ou em temperatura ambiente (até 30 graus), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações de temperatura. O local mais adequado para armazenar as insulinas em geladeira doméstica, são as prateleiras do meio para baixo, próxima ou na gaveta de verduras.
Os frascos fechados precisam permanecer em temperatura entre 2º e 8º C. Quando abaixo dos 2º C, a insulina pode perder seu efeito. Os medicamentos abertos podem ficar em temperatura ambiente de até 30º C. Ou seja, se a cidade em que a pessoa mora for muito quente, é aconselhável deixar na geladeira.
“Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz”, complementa a médica.
“Por ser um medicamento biológico, ou seja, produzido a partir de células vivas, a insulina precisa ser armazenada entre 2º e 8° C. De outra forma, perde totalmente o efeito.
21 curiosidades que você vai gostar
A borrachinha do frasco estar muito furada,com pouca insulina no recipiente e a insulina estar diferente do que costuma aparentar. Com aspecto turvo, viscoso ou com outra cor. São sinais de alerta.
As taxas de mortalidade foram comparáveis entre os grupos de dose de insulina; < 25 unidades por dia (46 por 1.000 pessoas/ano), 25 a < 50 unidades por dia (39 por 1.000 pessoas/ano), 50 a < 75 unidades por dia (27 por 1.000 pessoas/ano), 75 a < 100 unidades por dia (34 por 1.000 pessoas-ano) e pelo menos 100 unidades ...
A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira. Inclusive, quando inicia-se o uso da insulina indicamos manter a insulina fora da geladeira pois o líquido gelado pode causar dor/ardência no momento da aplicação.
O frasco-ampola que estiver sendo utilizado deve ser mantido, preferencialmente, na geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por até 6 semanas. O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.
Insulinas em uso: prazo máximo de validade de 45 dias, a partir da data da abertura (ver orientações na bula), e devem ser descartadas após esse período.
O frasco de insulina fechado deve ser armazenado sob refrigeração entre 2 a 8ºC, o mais longe possível do congelador. A porta do refrigerador deve ser evitada, pois pode haver risco de queda do frasco e variações da temperatura, durante as aberturas várias vezes ao dia.
A insulina à 100 unidades/litro, diluída em 0,9% NaCl, é estável por 24 horas à temperatura ambiente (25ºC) e por 8 dias à temperatura de 4º C. No entanto, recomendamos que peça informações ao produtor, no que tange à estabilidade da mesma após a diluição.
Como vai? Você nunca deve armazenar a insulina no congelador (uma vez congelada, a insulina perde o efeito). Não use mesmo após a descongelação, a insulina deve ser descartada neste caso.
Técnica inadequada de aplicação de insulina pode levar à lipo-hipertrofia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em viagens de avião, a insulina deve ser transportada na bagagem de mão. Uma dica é montar 2 kits com a insulina e seus insumos e separar em duas malas. Essa ação, garante a continuidade do tratamento em caso de perda ou extravio da bagagem.
Sempre verifique o fluxo de insulina antes de cada aplicação. de insulina flua pela ponta da agulha. está passando através da agulha. Selecione 2 unidades e pressione o botão seletor de dose até que o indicador de dose mostre “0”.
A insulina rápida ou regular começa a agir em 30 a 60 minutos e, tem seu pico de ação em 2 a 4 horas e duração de ação de 6 a 8 horas. Sendo assim, deve ser usada de 30 a 45 minutos antes da refeição.
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
A superdosagem de insulina é capaz de levar a pessoa ao coma e, em seguida, a morte por hipoglicemia, independentemente de ela ser diabética, explica a endocrinologista Denise Reis Franco, diretora da ADJ Associação Diabetes Brasil.
Cansaço, confusão mental, dores de cabeça, tonturas, fome intensa, tremores, suores frios e palpitações. Estes são apenas alguns dos sintomas de uma hipoglicemia e a lista não acaba aqui, podendo mesmo estender-se para algo tão grave como perda de consciência, coma ou a própria morte.
Fazer uma prega subcutânea utilizando apenas os dedos polegar e indicador. Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina.
- A Insulina NPH é uma solução de aspecto leitoso (esbranquiçada) e turva. - Antes do uso, verifique o aspecto da insulina. Não utilize se notar cor ou aspecto diferente do normal e se estiver fora da validade.
Após o uso sob a pele (subcutaneamente), Insulina Humana Recombinante NPH apresenta um rápido início de ação, dentro de 1 hora após a administração subcutânea, atinge o pico entre 4 e 6 horas após a administração e tem uma duração de 12 a 20 horas.
diversas coisas podem estar acontecendo: dose insuficiente de medicação, manejo e/ou aplicação errados, dieta irregular, falta de atividade física, ... é necessário procurar seu médico o quanto antes!
Considerada um dos dispositivos mais modernos para o controle do diabetes, a caneta preenchida de insulina pode ser retirada gratuitamente no Sistema Único de Saúde por pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 com menos de 19 anos ou mais de 50 anos. A caneta de insulina é um direito das pessoas com diabetes.