Escuta, fala, pensamento e imaginação é o campo que trabalha a aproximação da criança com a linguagem verbal. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, silenciosa e em voz alta, a escrita para retratar situações cotidianas, a criação e representação de histórias.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
O processo imaginativo, como já previamente introduzido na teoria educacional de C. S. Lewis, é muito rico e prazeroso, desde que aplicado de maneira adequada a cada faixa etária (conforme Piaget). A imaginação pode levar a criança, se bem orientada, a questionar, aprender e vivenciar experiências jamais pensadas.
A comunicação oral e escrita ganha foco no quarto Campo de Experiência como ferramenta para desenvolver o potencial criativo e os conhecimentos técnicos. Como você tem aplicado os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na sua escola?
Como estimulá-lo?
Campos de experiência são, portanto, as vivências pelas quais as crianças poderão interagir e se expressar, convivendo com situações que permitam a elas explorar, pesquisar, imaginar e se movimentar.
Traços, sons, cores e formas: este campo tem a intenção de estimular o contato com diferentes formas de arte, desenvolvendo a percepção estética. Valoriza a análise e a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, entre outros meios de expressão.
A imaginação, como já vimos, é oriunda da percepção e reinvenção daquilo que é real. É algo que deve fazer parte do dia a dia da criança de forma espontânea, natural e não induzida pelos adultos. Já a fantasia é algo que parte do adulto para a criança, algo que foi inventado e introduzido no mundo dos pequeninos.
Algumas dicas são:
Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional.
E tudo isso implica em olhar para os campos como oportunidades de se trabalhar em consonância com essas concepções. Então, vamos lá! Esse é o campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Um campo da comunicação.
É importante apontar que, como ressalta a própria BNCC e diversos especialistas em Educação, as atividades podem e devem abarcar mais de um Campo de Experiência ao mesmo tempo, a depender da criatividade e proposta dos educadores.
Justamente por isso, o documento apresenta alguns pontos importantes que devem ser priorizados nas atividades do campo da escuta, fala, pensamento e imaginação, para que a criança desenvolva as habilidades mínimas. São eles:
Os 5 Campos de Experiência ocupam espaço importante do novo documento da Educação Infantil. São eles: O eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Os Campos de Experiência despertam a reflexão de professores e ...
Como circular imagens no whatsapp?
Como resolver problemas matemáticos em sala de aula?
Como instalar PKG dividido no PS3?
O que é o CNAE de uma empresa?
Como saber o preço do seu computador?
Como descobrir a data que uma pessoa casou?
Como rezar o terço para uma pessoa que está doente?
Como faço para Reiniciar o explorador de arquivos?
Como rodar um aplicativo do Android Studio no celular?
O que é necessário para processar uma empresa?
Como encontrar cardumes de corvinas?
Como rezar o rosário anglicano?
Como saber o IP do meu mundo no Minecraft?
Como fazer para aumentar o FPS do CF?