Esse gás produzido nos lixões pode ser reaproveitado para a produção de biogás e para a geração de energia elétrica. ... O biogás é usado como combustÃvel de caldeiras, veÃculos, etc. Esse processo de geração de energia elétrica através dos gases do lixo pode ser realizado por meio dos chamados biodigestores (foto abaixo).
O gás metano (CH₄), produzido pela decomposição da matéria orgânica, e muito comum em aterros sanitários e lixões, é o segundo componente antropogênico mais importante para o efeito estufa.
O biogás gerado nos aterros sanitários, por contar em sua composição com metano e dióxido de carbono, é um dos gases formadores do fenômeno conhecido efeito estufa e que vem contribuindo para o aquecimento do planeta. ... A queima do biogás transforma o metano em dióxido de carbono e vapor d´água.
O metano é considerado um gás causador de efeito estufa, por isso, em uma operação tradicional de Aterro Sanitário, deve ser captado e direcionado para um flare, onde é queimado, convertendo o metano em gás carbônico, que intensifica menos o problema do aquecimento global.
Além disso, em alguns casos, também é necessária a realização de uma impermeabilização de cobertura na região do aterro para evitar que o gás escape para a atmosfera. Essa cobertura geralmente é feita com argila de baixa permeabilidade compactada.
O biogás é um dos produtos da decomposição anaeróbia (ausência de oxigênio gasoso) da matéria orgânica, que se dá através da ação de determinadas espécies de bactérias. O biogás é composto principalmente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2) e foi descoberto por Shirley, em 1667.
O biogás é um tipo de biocombustÃvel produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.
A produção de gás metano pelos processos biogênicos é resultado da reação quÃmica realizada pela ação de bactérias anaeróbicas durante a decomposição da matéria orgânica, como lixo e esgoto.
Nos lixões a céu aberto, o metano e o gás carbônico são liberados para a atmosfera, poluindo o meio ambiente, pois são gases do efeito estufa, além de poderem provocar explosões e mau cheiro.
Este trabalho visa estabelecer critérios técnicos para a otimização do processo de captura do biogás e do seu aproveitamento a partir de resÃduos sólidos em Aterros Sanitários. As vantagens deste processo estão relacionadas à produção de energia elétrica, à geração de créditos de carbono.
Consequentemente a implantação da técnica de aproveitamento enérgico do biogás em aterros sanitários, possibilita a redução de gases de efeito estufa na atmosfera.
No Brasil, a produção de biogás tem sido boa alternativa para a produção de energia nos meios rurais, onde são instalados os biodigestores. Dessa maneira, além de abastecer comunidade isoladas, a produção de biogás pode ser uma fonte de rendimento para os agricultores.
Analise sobre a viabilidade de implantação de um sistema de aproveitamento enérgico do biogás e estudar a viabilidade da utilização do Evaporador de Percolado EVC-1.900 da empresa BTS em aterros sanitários. RESUMO
Como foi a eliminacao de Carla Diaz?
Como saber se um pote e hermético?
Como saber se um referencial e inercial?
O que fazer para o amor durar para sempre?
Quantas vezes posso tomar fluconazol?
Em qual EP Jotaro enfrenta Dio?
Como foi a aceitação do basquete na sua chegada ao Brasil?
Como saber se o pé de mamão e fêmea?
Como ocorreu a ascensão dos macedônios na Grécia?
Como peixes conquista Câncer?
Qual é a origem da guerra entre os deuses?
O que fazer para fixar a sombra na sobrancelha?
Como saber se o shampoo e low poo?
O que é um polinômio completo e incompleto?
Como saber se um post foi impulsionado Instagram?