No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
7 O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
É por meio do processo formal de educação que devemos ensinar aos indivíduos comportamentos que possibilitem que eles atuem com competência e autonomia, quando já não estiverem mais participando desse processo.
Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.
O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.
31 curiosidades que você vai gostar
O que é Behaviorismo
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
O behaviorismo radical propõe, dessa forma, um paradigma de condicionamento não-linear e estatístico, em oposição ao paradigma linear e reflexo das linhas teóricas precedentes do comportamentalismo. Em suma, Skinner defende que a maioria dos comportamentos humanos são condicionados de modo operante.
Os motoristas geralmente agem sob controle da esquiva da punição para então evitar a perda de pontos. Isso significa que, na prática, diminuem a velocidade apenas quando avistam um radar e após passar por ele voltam a transitar acima do limite de velocidade e assim por diante com outras infrações.
Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...
A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.
As limitações se dão pelo fato do Behaviriosmo de Watson e Skinner se atentar apenas aos aspectos comportamentais observáveis, o que acaba negligênciando os relacionados à subjetividade, às capacidade cognitivas e aos sentimentos dos alunos.
Para estudar o comportamento, os behavioristas se baseiam nos pressupostos:O comportamento deve ser estudado por si mesmo. ... Oposição ao mentalismo e à concepção dualista do ser humano. ... Adesão ao evolucionismo biológico. ... Adoção do determinismo materialístico. ... Adoção da metodologia científica de base positivista.
Alguns consideram John B. Watson (1878-1958) o fundador do Behaviorismo Metodológico por conta de seu manifesto, de 1913, no qual afirma: "A psicologia, como um behaviorista a vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.
John Watson (1878-1958) foi um psicólogo norte-americano que lançou as bases teóricas do "Behaviorismo Metodológico", teoria psicológica que tem por objetivo o estudo do comportamento.
Por meio da Análise do Comportamento, Skinner explicou o “desenvolvimento” em termos de contingências, desde a infância (Skinner, 1948, 1968, 1969, 1971, 1974,1978, 1980, 1983a) até a velhice (Skinner, 1983a, 1987).
Exemplos práticos do Behaviorismo (condicionamento operante)
As empresas oferecem aumentos aos empregados que apresentam excelentes desempenhos. A esperança de uma promoção pode servir como motivação para os funcionários fazerem o seu trabalho bem.
O Behaviorismo é uma teoria da psicologia que avalia o comportamento de seres humanos e animais, a partir de análises fundamentadas e da observação de fatos práticos como, por exemplo, reações a estímulos.
Exemplo de condicionamento operante no dia a dia: É muito barulhento lá fora, assim você liga a televisão para mascarar o ruído. Ligar o rádio diminuiu o ruído desagradável. Exemplo de condicionamento operante na escola: Um professor isenta o aluno da prova final, se ele têm um comportamento adequado.
O Behaviorismo Radical propõe que o objeto de estudo da psicologia deva ser o comportamento dos seres vivos, especialmente do homem.
A mudança requerida era efetivamente radical, no sentido de que se constituiria drástica, inovadora e imoderada.
As razões do behaviorismo radical estão relacionadas à concepção de comportamento proposta: comportamento (qualquer que seja ele) é visto como interação entre o organismo e o ambiente; o comportamento atual é uma interação e é ao mesmo tempo produto de interações anteriores.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
Sobre a teoria behaviorista é CORRETO afirmar que: As pessoas podem ser condicionadas a ter uma resposta emocional a objetos, ou seja qualquer pessoa, independentemente de sua natureza, pode ser treinada para ser qualquer coisa.
A preocupação central de Watson foi demarcar-se da psicologia tradicional, que tinha como objecto o estudo da mente, da consciência através da introspecção. Apesar de não negar os estados mentais e a consciência, considera que não se podem constituir como objecto de estudo da psicologia.
1), Watson é frequentemente referenciado como o fundador do movimento behaviorista, grande defensor da psicologia como ciência natural e da necessidade de a psicologia se tornar uma disciplina aplicada.
Que roupa usar para um canceriano?
Para que serve os três fios do cooler?
Como saber se um veículo teve passagem por leilão?
Como ligar gerador de energia Nagano?
Como saber se o ponto está inflamado?
O que vestir para um passeio no parque?
Como funciona o cooler da fonte?
O que é um soneto e quais suas características?
Qual roupa usar casamento civil convidados?
Como ligar um HD de desktop em um notebook?
Qual a melhor caneta para escrever no caderno?
Como escrever a latitude e a longitude?
Porque não consigo ver minha reserva na Azul?
Que cor de vestido usar em casamento à noite?
Como ligar para um número de Minas Gerais para São Paulo?
Quais são os indicadores de qualidade de vida de um país?
Como se vestir para um casting de modelo?