A pedagogia para os empiristas é diretiva. O aluno aprende, se e somente se, o professor ensina. O professor acredita no mito da transferência do conhecimento. O professor possui o saber e detém o poder estabelecido por hierarquia: "O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes.
O apriorismo desvaloriza as contribuições do objeto (meio físico e social), supervalorizando as condições internas do sujeito. “Esta epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética.
Através de suas teorias, o inatismo apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer mudanças. ... Essa é a ideia central do empirismo: a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico, mediada pelos sentidos.
O empirismo é uma teoria filosófica que argumenta que todo o conhecimento humano deve ser adquirido de experiências sensoriais. ... O empirismo é uma doutrina que surge para ir de encontro ao racionalismo, no qual o conhecimento é adquirido a partir da razão.
Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele. ... Para os defensores da teoria do inatismo, todas as qualidades e capacidades básicas de conhecimento do ser humano já estariam presentes na pessoa desde o seu nascimento.
O que é o construtivismo? A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
Os autores mais importantes do empirismo foram: John Locke, Francis Bacon, David Hume e John Stuart Mill. Contemporaneamente, a partir do circulo de Viena foi criado o neopositivismo (que é o termo utilizado para designar o empirismo como empirismo lógico). Porém, o presente trabalho enfocará exclusivamente na visão dos estudiosos Locke e Hume.
O primeiro deles, o Empirismo, parte do princípio de que o homem é uma tabula rasa, um ser absolutamente passivo, uma folha em branco, e o professor, no caso, representa a transmissão do conhecimento e do saber. Ou seja, o aluno, nada sabendo, só consegue “adquirir” conhecimento através de aulas ministradas pelos mestres.
O objetivo deste artigo foi verificar a relevância das ideias empiristas para o processo de ensino e aprendizagem, bem como registrar as contribuições dos principais pensadores empiristas. A metodologia utilizada foi através da pesquisa qualitativa, baseada em artigos científicos eletrônicos e em outras fontes bibliográficas sobre o tema.
Ou seja, o aluno, nada sabendo, só consegue “adquirir” conhecimento através de aulas ministradas pelos mestres. Representantes do Empirismo: Locke, Hume, Pavlov, Skinner e Mager.
Porque a capital do Brasil se chama Brasília?
Como eliminar um mioma naturalmente?
Quanto tempo leva para uma pessoa magra ficar forte?
Qual a mistura de água e areia?
Quais produtos os idosos mais consomem?
Qual é o segundo maior bioma do Brasil e por que é ameaçado?
Qual o nível de álcool permitido para dirigir?
Qual o santo do Dia 09 de dezembro?
Como calcular a área interna de um tubo?
O que representa o ramo de oliveira?
Pode passar vitamina C de manhã?
São exemplos de princípios do direito do trabalho exceto?