Nos individualizamos através da LINGUAGEM. A LINGUAGEM é o ponto de partida; por meio dela nos expressamos e dizemos o mundo, ou seja, é a uma forma de colocar para fora aquilo que pensamos.
Segundo Paul Ricoeur nós individualizamos e ao mesmo tempo nos tornamos representantes de algo maior quando se está na dialética entre liberdade e culpa, de forma a a não se dispor de ser a si próprio.
Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.
De acordo com Paul Ricoeur, para que um indivíduo torne-se indivíduo é preciso que se manifeste como um membro de uma sociedade, ou até mesmo como um ser independente e autônomo.
A IPSEIDADE é a fala que usamos para dizer o que pertence ao indivíduo à sua singularidade. Aquilo que entre os vários de uma espécie, diferencia um só. Somos seres que nos caracterizamos por intuir o mundo pela linguagem.
Em Paul Ricoeur, temos o pensamento de "tornar-se indivíduo", que se manifesta em duas dimensões: como membro de uma sociedade e como ser independente e autônomo. Assim, o ser humano como um indivíduo autônomo e independente, se autodefine através da linguagem, da construção do "eu" e do "outro".
As formas de controle interno estão associadas ao processo de interiorização do conjunto normativo, isto é, o processo de inserir uma noção, ideia ou valor na consciência do sujeito, de forma que ela passe a fazer parte de seu pensamento. ... É por ela que aprendemos os primeiros conjuntos de ideias, normas e valores.
As formas de controle internas são aquelas que fazem parte da consciência dos indivíduos, regras que estão interiorizadas. Trata-se de normas e valores que acabam por fazer parte da identidade dos indivíduos, e que regulam suas ações de acordo com o conjunto de regras estabelecidas pelo grupo ou sociedade.
Para Foucault, no que tange ao ser humano, o problema do desejo versus objeto de controle são o cerne da questão da subjetividade. É o de "cuidado" de si emancipado o sistema disciplinar.
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