De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
Radical é a denominação dada ao agrupamento neutro de átomos que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres). Dentre os radicais que apresentam elétron livre em átomo de carbono, os mais comuns são aqueles formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”....Os prefixos são os seguintes:
Nesse ponto é interessante saber a diferença entre um radical orgânico e um substituinte. Quando um composto orgânico sofre uma cisão homolítica, isto é, uma ruptura de ligação entre um átomo de carbono e um átomo de hidrogênio da cadeia, na qual cada átomo fica com um elétron da ligação; dizemos que se formou um radical.
A nomenclatura dos radicais orgânicos saturados, ou seja, daqueles que possuem somente ligações simples entre carbonos segue a seguinte regra: Os prefixos que indicam o número de carbonos são: 11 C = undec. Assim, veja os exemplos de nomenclatura dos radicais abaixo:
Mas os radicais são espécies químicas altamente instáveis e reativas, podendo facilmente tomar o lugar de outro átomo (normalmente o hidrogênio), na cadeia carbônica. Quando isso ocorre, ele se torna um substituinte.
Radicais orgânicos são espécies ou conjunto de átomos ligados entre si e que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres).. Nos radicais orgânicos, um carbono tem um elétron desemparelhado, sozinho num orbital.
Qual é a fruta que tem mais vitamina C?
Qual o nome do mascote da Copa do Nordeste?
Quanto tempo dura a infiltração na coluna?
Qual o papel do preto velho na Umbanda?
O que é um Procedimento Operacional Padrão?
O que é melhor alisamento ou relaxamento?
É possível um casal de olhos azuis ter filhos de olhos castanhos?
Onde fica a Grand Line na vida real?
Quais são as doenças causadas por mutações?
Por que o detergente limpa por quê polui?
Quais são as características do Toyotismo?