Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Em outros gêneros textuais, como na narração, o uso da primeira pessoa também é permitido, sempre com o cuidado na escolha do narrador mais adequado. Já nas redações que pedem Carta Argumentativa, o uso da primeira pessoa do discurso é obrigatório.
Em geral, a redação dissertativa é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa.
O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto....Estes são os seguintes:
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Não! Existe a primeira pessoal do plural e a do singular. Porém, não use “eu acho” ou “eu quero”, por exemplo. Opte pela primeira pessoa do plural — devemos, buscamos, queremos.
Use os pronomes corretos. A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.
Afinal, pode usar a 1ª pessoa na redação do Enem? A resposta é não. A professora de redação e português do Cursinho Apoio Reforço Escolar, Sandra Rosa Garufi, explica que o uso da primeira pessoa, tanto do singular quanto plural, é típico dos textos narrativos, que não é o estilo de texto permitido no Enem.
Empregue os conectivos corretamente ou sua redação se tornará incoerente. Muitos alunos vacilam e perdem pontos por coisas muito simples. Esta lista do que não fazer na redação te ajuda a não ser mais um nesse grupo.
Nesse tipo de redação, você deve apresentar sua tese, ou seja, sua opinião sobre o tema proposto e defendê-la com argumentos consistentes. No final, você ainda precisa sugerir uma proposta de intervenção para o problema colocado ao longo do texto.
Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Como saber se a pessoa está com catarata?
Quando surgiram as marchinhas?
Como deixar a parafina transparente?
Quando surgiu a Medicina ocupacional?
Como um técnico de enfermagem deve tratar um paciente?
É possível perder tudo na bolsa de valores?
Quando um policial perde o cargo?
Como abrir e fechar grupo no WhatsApp?
Qual seria o tipo de educação ou metodologia ideal para trabalhar com alunos surdos?
Como se forma o húmus do solo?
Como é que se apanha uma conjuntivite?
Como escrever E-mail pedindo desculpas?
Como os pilotos sabem o caminho por onde devem voar?
Como o agronegócio contribui para o crescimento da economia brasileira?
Como pedir desculpas para uma pessoa que você magoou namorado?