Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Em outros gêneros textuais, como na narração, o uso da primeira pessoa também é permitido, sempre com o cuidado na escolha do narrador mais adequado. Já nas redações que pedem Carta Argumentativa, o uso da primeira pessoa do discurso é obrigatório.
Em geral, a redação dissertativa é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa.
O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto....Estes são os seguintes:
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Não! Existe a primeira pessoal do plural e a do singular. Porém, não use “eu acho” ou “eu quero”, por exemplo. Opte pela primeira pessoa do plural — devemos, buscamos, queremos.
Use os pronomes corretos. A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.
Afinal, pode usar a 1ª pessoa na redação do Enem? A resposta é não. A professora de redação e português do Cursinho Apoio Reforço Escolar, Sandra Rosa Garufi, explica que o uso da primeira pessoa, tanto do singular quanto plural, é típico dos textos narrativos, que não é o estilo de texto permitido no Enem.
Empregue os conectivos corretamente ou sua redação se tornará incoerente. Muitos alunos vacilam e perdem pontos por coisas muito simples. Esta lista do que não fazer na redação te ajuda a não ser mais um nesse grupo.
Nesse tipo de redação, você deve apresentar sua tese, ou seja, sua opinião sobre o tema proposto e defendê-la com argumentos consistentes. No final, você ainda precisa sugerir uma proposta de intervenção para o problema colocado ao longo do texto.
Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Como replantar Ficus Lyrata Bambino?
Como se orientar por meio das estrelas?
Como espelhar o celular Samsung na TV?
Qual a importância dos microrganismos para a vida das plantas?
Como transmitir a tela do celular para o notebook Windows 7 via USB?
Pode transportar cachorro em mudança?
O que os lipídios nos fornecem?
Como os microrganismo podem se locomover?
São usadas no transporte de louças e cristais?
Quais os músculos Inspiratórios e expiratórios?
Como limpar o vidro do forno Atlas?
Como os jogadores de basquete são tão altos?
Quais são os efeitos colaterais dos analgésicos opioides?
Como investir no crédito imobiliário?
Como os oficiais se tornaram braços direitos dos reis Franco?