Quando um aluno deseja mudar de universidade, o pedido de transferência deve ser solicitado junto à instituição no qual ele está matriculado. Isso normalmente é feito na coordenação do curso no qual ele está inscrito e que detém todos os dados acadêmicos.
Para não ter a necessidade de realizar o vestibular novamente, uma quantidade de vagas é destinada à transferência interna de alunos. Dessa forma, o estudante realiza o procedimento da própria instituição para mudar de curso e continuar estudando na mesma universidade.
Caso você não queria mais prosseguir com seus estudos, entre em contato com a secretaria do seu curso e envie um e-mail solicitando a sua saída. Verifique na seção “Cursos” o telefone e o e-mail de contato da coordenação de seu curso.
Muitas faculdades oferecem vagas remanescentes em alguns cursos. Geralmente, para a transferência de um aluno já matriculado em um curso superior, a instituição desejada aplica um processo de seleção para ocupar essas vagas remanescentes, por meio de provas diferentes do vestibular regular.
O pedido de transferência deve ser realizado junto à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado no momento. Geralmente, o processo é feito na coordenação do curso, pois nesse departamento estão reunidos todos os dados acadêmicos do estudante.
A matrícula só é automática para ingressantes via SISU. No caso de mudança de curso, o aluno deverá efetuar sua matrícula curricular em disciplinas normalmente, no SIGAA ou na coordenação do curso.
Transferência de uma faculdade particular para outra: como fazer?
O estudante pode solicitar o cancelamento de matrícula a qualquer momento e, ao contrário do trancamento, o cancelamento efetivamente cancela o vínculo com a faculdade.
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação deverá dar ciência, por escrito, aos alunos que serão desligados, devendo, para tanto convocá-los através de edital de divulgação interna na UFRPE, por telefone, por telegrama.
Converse com pessoas próximas, reflita, faça um balanço dos prós e dos contras de mudar de curso a essa altura – seja no segundo ou no sexto período, por exemplo. Cada universidade funciona de uma maneira diferente, mas todas permitem a mudança de curso.
Como o nome já indica, ela consiste em mudar de um curso de graduação para outro ou mesmo migrar de instituição de ensino. Nesse caso, o aluno pode optar por outra habilitação, turno ou simplesmente continuar a graduação já em andamento, só que em uma universidade diferente daquela em que prestou vestibular.
Para te ajudar a entender melhor o que fazer para trocar de curso universitário, preparamos uma lista com tudo o que você precisa saber! Às vezes você pode ter apenas desanimado um pouco dos rumos que o curso está seguindo, mas continua com aquela chama que te atraiu para essa área acesa dentro de você.
No primeiro caso, você só pode pedir a mudança de curso uma única vez. Já para trocar de faculdade, pode requerer a transferência uma vez a cada semestre. É necessário dar entrada com o procedimento de solicitação a partir do último mês do semestre em que você está matriculado.
O que significa a giria brocado?
Depois que o bebe nasce quando devo levar ao pediatra?
Quantos anos a voltan da loud tem?
Quantos tipos de felinos existem no mundo?
O que é um classificador na língua de sinais?
Adoecer é um verbo transitivo?
Que significa sonhar com inimizade?
Pode lavar o nariz do bebê com água?
O que interrompe a prescrição administrativo?
Quem toma remédio controlado pode beber cerveja?
O que a Bíblia diz sobre Ismael filho de Abraão?