As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
A neve é um fenômeno meteorológico que acontece em condições de intenso frio e umidade. A neve se forma quando o vapor d'água da nuvem se transforma em cristais de gelo, que se agrupam e formam os flocos de neve. Para que a neve aconteça, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0 ºC.
O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas. As gotículas se formam em torno da poeira e de outras partículas por meio de um processo chamado condensação.
Precipitações atmosféricas surgem quando o ar atmosférico está saturado de vapor de água e não consegue absorver mais vapor. Temos, então, as precipitações na forma de chuva, neve, granizo, névoa, orvalho e geada.
O relevo representa uma barreira para ventos e massas de ar. Ao se deparar com uma serra, uma escarpa, ou até mesmo uma chapada ou um planalto, a massa de ar é obrigada a se elevar para atravessá-lo. Como a temperatura atmosférica diminui com a altitude, ocorre a condensação da umidade e chove.
Quando essa nuvem forma-se na atmosfera em temperaturas extremamente baixas, a precipitação da chuva, ou de parte dela, acontece na forma de pequenos pedaços de gelo, que chamamos de granizo. Isso acontece pela rápida mudança de estado físico da água: de gasoso para sólido.
Uma chuva de granizo é um evento no qual há grande quantidade de precipitação de gelo, fenômeno este que é também é conhecido como “saraivada”.
Assim, a diferença entre neve e granizo está no tamanho das partículas (o granizo é maior), na forma irregular que esse último apresenta, além de ele estar associado à chuva líquida. Existem outros tipos de precipitações semelhantes à neve e ao granizo:
O granizo é uma forma de precipitação, que é um fenômeno meteorológico caracterizado pela queda de água do céu. Além do granizo, existe ainda a precipitação de neve e de chuva. Ao contrário da chuva, esse tipo de precipitação é caracterizada pela queda de pedras de gelo do céu (Foto: depositphotos)
O processo de formação dela é basicamente o mesmo da chuva e do granizo, com a concentração de vapor de água no interior da nuvem. No entanto, para que haja a formação da neve é necessária uma condição em que as nuvens se encontrem em temperatura inferior a 0°C.
Como pode ser medida a qualidade ambiental?
Como classificar um escoamento?
Como descobrir o número de produtor rural?
É possível saber a lista de passageiros de um voo?
O que podemos fazer para contribuir com a preservação dos recursos naturais?
Como saber minha agência e conta Mercado Pago?
Como podemos contribuir para evitar a contaminação da rede de esgoto de materiais?
O que pode ser feito para economizar energia?
Como podemos classificar esse tipo de discurso?
Quais são os novos movimentos sociais no Brasil?
Como sentimos a energia das pessoas?
O que compoe o patrimônio líquido?
Qual é o significado presbítero?