FORMAS MAIS COMUNS DE DISPARO DE TIRISTORES (SCRs): a) Impulso de tensão positiva no gate. É o método mais usado. b) Variação brusca da tensão A-K (dv/dt). Neste caso o SCR é disparado pelo efeito capacitivo das junções.
Vimos que, para que um SCR seja disparado, ele deve estar diretamente polarizado e um pulso de tensão positiva deve ser aplicado no gatilho (G). Este pulso de tensão deverá garantir uma corrente mínima IGT no terminal de gatilho.
Para que o tiristor deixe de conduzir é necessário que a corrente por ele caia abaixo do valor mínimo de manutenção (IH), permitindo que se restabeleça a barreira de potencial em J2. Para a comutação do dispositivo não basta, pois, a aplicação de uma tensão negativa entre anodo e catodo.
Sobretemperatura: O aumento brusco da temperatura aumenta o número de pares elétrons-lacunas no semicondutor provocando maior corrente de fuga, o que pode levar o SCR ao estado de condução. O disparo por aumento de temperatura deve ser evitado.
O disparo ocorre quando há um pulso de tensão no gate, que é o terminal de controle, mas também pode acontecer de maneira indesejada, em casos de oscilação, sobre tensão e elevadas temperaturas.
23 curiosidades que você vai gostar
O circuito de disparo é o mesmo da Figura 5a com o resistor RB1 sendo substituído pelo primário do transformador. No semiciclo positivo da tensão de entrada dispara o SCR1 para um determinado angulo de disparo F.
O ângulo de disparo de um tiristor está associado ao tempo que ele dispara após a polarização direta de seus terminais. Vamos considerar um retificador monofásico de meia onda com uma carga resistiva na saída. Será desprezada qualquer queda de tensão entre a entrada e a saída.
Um SCR não pode ser desligado simplesmente com a remoção do sinal da porta (G), apenas alguns podem ser desligados aplicando-se um pulso negativo ao terminal da porta. Os dois métodos para desligar um SCR são classificados como interrupção da corrente do ânodo e técnica de comutação forçada [2].
Os SCRs são controles de meia-onda. Evidentemente, com esse tipo de controle, no máximo só podemos aplicar 50% da potência máxima de uma carga controlada, o que não nos interessa. Para obter um controle de onda completa, devemos usar uma ponte retificadora com 4 diodos, na ligação que é mostrada na figura 5.
O que precisa para morar na Colômbia?
Quais são os três tipos de ponto de equilíbrio normalmente mencionados no âmbito do mercado?
Como funciona o Multicheque parcelado?
Como é feito o exame espirometria com broncodilatador?
Como se inscrever no projeto salvaguarda?
Como se paga as férias do empregado doméstico?
Como usar o NANDA passo a passo?
É possível quebrar o pé e andar?
Quanto de ações posso vender sem pagar imposto?
Como participar do Feirão Limpa Nome Serasa?
Como enviar fotos para o Nicephotos?
Como funciona o algoritmo Naive Bayes?