Em vez de pensar no exercício como algo que toma seu tempo em vez de aproveitar o tempo livre ou socializar com amigos, a pesquisadora recomenda associá-lo a uma forma de fazer com que essas coisas aconteçam. “Podemos usar a atividade física como uma maneira de relaxar, se reunir com amigos e dar um passeio agradável.
Invista, pelo menos, 30 minutos do seu dia em exercícios com intensidade moderada. Isso será suficiente para tirá-lo da vida sedentária. Você também pode dividir esses 30 minutos em 3 períodos de 10 minutos cada. Siga o seu ritmo e verá os resultados no seu corpo, atividades físicas geram energia.
Como evitar o sedentarismo na quarentena: Veja essas dicas!
Isso é possível com exercícios que usam o próprio peso corporal. Também é possível manter o condicionamento físico, a flexibilidade, as medidas e se beneficiar de todas as respostas hormonais que o exercício proporciona”, afirma Guilherme Pereira, personal trainer que atua em Brasília.
Promova uma experiência prazerosa Outra ideia é você incentivá-lo pelo exemplo. Convide-o a se exercitar com você. Façam caminhadas, andem de bicicleta ou realizem outra atividade que proporcione prazer para ambas as partes. Torne esse momento divertido.
Existem vários fatores motivacionais que levam as pessoas a busca pela adesão e a manutenção de programas de atividade física como: social, aparência, prazer, competência, dentre outros.
O cálculo do colégio norte-americano de Medicina Esportiva estima que, para alguém deixar de ser considerado sedentário, é preciso um gasto calórico que equivale a 10 mil passos caminhados todos os dias, ou 150 minutos de atividades moderadas por semana, ou ainda 75 minutos de atividades intensas semanalmente.
O sedentarismo caracteriza-se pela adoção de um estilo de vida em que a pessoa não pratica exercício físico regularmente, prejudicando a capacidade do corpo de controlar os níveis de açúcar no sangue, a pressão arterial e de quebrar a gordura, aumentando o risco de obesidade, diabetes ou pressão alta, por exemplo.
Motivação para praticar exercícios físicos: saiba como realmente criá-la! Por que é que, para a maioria das pessoas, é tão difícil e desafiador começar uma prática regular de atividade física, ou até mesmo uma dieta? Por que é tão comum a falta de motivação para praticar exercícios físicos?
Há mais pessoas a fazer exercício físico mas será que estão a fazê-lo de forma correta? Basta percorrer as redes sociais por alguns minutos para perceber uma nova tendência que despontou neste período de isolamento social, devido ao COVID-19: há cada vez mais pessoas a praticar exercício físico em casa e a partilhar os treinos.
Você de fato sente preguiça simplesmente ao pensar em praticar exercício, mas isso muda quando correr representa fugir de um cachorro que vira a esquina e começa a rosnar, latir e correr em sua direção. Esse mecanismo dopaminérgico é o mesmo em indivíduos viciados em substâncias químicas ilegais, cigarro e álcool.
Mas, uma vez que o querem fazer, que procurem um profissional do exercício para prescrever um treino adequado”, afirma Sara Rocha. “Nós, professores de Educação Física, estudamos, e a maioria muito, para fazer o nosso trabalho com qualidade e responsabilidade.
O que é um seminário e como Realizá-lo?
Quantas horas um Vigilante de banco trabalha por dia?
Qual a relação da matemática com a engenharia?
Qual é a taxa de expansão do universo?
Como tratar inflamação na uretra masculina?
Quais são os efeitos crônicos que o exercício resistido gera em pacientes cardiopatas?
Como saber se seus pais são toxicos?
Quais as frutas e verduras que tem vitamina K?
Como se livrar da multa por meio ambiente?
Quando a dança moderna chegou ao Brasil?
O que é a uretra e sua função?
Quando é realmente necessária a cirurgia de frenectomia?
Como saber se foi o chuveiro ou a resistência?
O que escrever convite casamento?