Esse método prevê que o universo deveria expandir a uma taxa de cerca de 67,36 quilômetros por segundo por megaparsec (um megaparsec é igual a 3,26 milhões de anos-luz).
A observação é feita usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA em 2019 de 70 estrelas, mostra que o universo está se expandindo cerca de 9% mais rápido que o esperado com base em sua trajetória vista logo após o Big Bang.
As estimativas de hoje variam entre 67 e 74 km/s/Mpc. Parte do problema é que a constante de Hubble pode ser diferente dependendo de como é medida. A maioria das descrições da discrepância da constante de Hubble diz que há duas maneiras de medir seu valor.
v = H0d, onde H0 é a constante de proporcionalidade entre a velocidade de recessão da galáxia e a sua distância até nós. v = H0d. A Lei de Hubble proporciona uma evidência de que o universo está em expansão.
A causa para a aceleração é uma forma de energia ainda não muito bem compreendida, denominada energia escura, que afasta galáxias e aglomerados de galáxias uns dos outros.
37 curiosidades que você vai gostar
Os astrônomos acreditam que o Universo está se expandindo - que todos os pontos do Universo estão ficando mais distantes uns dos outros à medida que o tempo passa. Não é que as estrelas e galáxias estão ficando maiores; na verdade, o espaço entre todos os objetos é que está se expandindo com o tempo.
Energia escura – Definição e características da força que move o Universo. Energia escura é uma suposta força desconhecida em todo o espaço que age contra a gravidade, possibilitando assim a expansão do universo.
Para chegar à equação, Hubble determinou a velocidade (v) de afastamento de uma galáxia em função da sua distância (r). Com isso, temos que v = H . r, onde H é a constante de Hubble.
Para cada galáxia, a velocidade média com que ela se afasta de nossa galáxia é a variação da distância dividida pelo tempo. As velocidades de afastamento das galáxias verde e azul são: vverde = (2 milhões de anos-luz - 1 milhão de anos-luz)/ 100 milhões de anos = 0,01 anos-luz/ano = 3000 km/s.
Muitos livros e obras de divulgação sobre cosmologia afirmam que o astrônomo estadunidense Edwin Hubble (1889-1953) descobriu a expansão do universo em 1929.
Com o resultado obtido, os pesquisadores descobriram que o universo está se expandindo a uma velocidade de 74 quilômetros por segundo por megaparsec – uma unidade de medida que equivale a 3,3 milhões de anos-luz.
A descoberta de que o nosso Universo está crescendo a cada segundo, de modo que o espaço entre as galáxias está se aumentando, não é novidade e já foi medida pelo satélite Planck da Agência Espacial Europeia.
Embora não percebamos, a Terra gira sobre seu eixo a 1.600 km/h, e em volta do Sol a 100.000 km/h. O astro orbita o centro da Via Láctea a 850.000 km/h. E nossa galáxia navega a quase 2,3 milhões de km/h, ou seja, 630 km por segundo.
Se em um certo tempo Δt, a estrela tem um deslocamento angular no céu Δθ, então o movimento próprio da estrela é μ = Δθ/Δt [″/ano].
A lei de Hubble afirma que a velocidade de afastamento de uma galáxia (em km/s) é proporcional à sua distância até a Terra, medida em megaparsec. Nessa lei, a constante de proporcionalidade é a constante de hubble (H0) e seu valor mais aceito é de 72 (km/s)/Mpc.
Usando o grande telescópio do Observatório de Monte Wilson, na Califórnia, Hubble constatou ao longo da década de 1920 que, quanto mais distante estava uma galáxia, mais rapidamente ela parecia se afastar de nós – como se todas estivessem correndo umas das outras e, quanto mais longe, mais depressa elas iam.
A lei de Hubble determina a velocidade de afastamento de uma galáxia em relação à Via Láctea a partir da distância estimada dessa galáxia. Edwin Hubble (1889-1953) foi um importante astrônomo estadunidense e o responsável pela determinação das condições de afastamento das galáxias e consequente expansão do universo.
Com base nesses dados, que devem ser publicados em breve na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, os pesquisadores estimam que o valor da constante de Hubble é 71,9 quilômetros por segundo a cada milhão de parsec (km/s/megaparsec) – 1 parsec corresponde a 3,26 anos-luz.
Uma das formas de calcular a idade do Universo é medir o que os cientistas chamam de radiação cosmológica de fundo ou "ecos do Big Bang". Essa teoria ganhou mais força a partir de 1964, quando os físicos norte-americanos Robert Wilson e Arno Penzias descobriram um ruído que vinha do espaço e não desaparecia.
Gravidade. Pode parecer estranho, mas a gravidade, força que mantém tudo junto no universo, é a mais fraca das quatro forças fundamentais da natureza. Mesmo assim, ela é responsável por manter os planetas e luas em suas órbitas, juntar os sistemas estelares nas suas galáxias, e as galáxias juntas em aglomerados.
Mesmo sendo tão fraca, a gravidade é a força mais importante ao olharmos para o céu. Planetas girando em torno do Sol, galáxias se formando com bilhões de estrelas, todas essas estruturas surgem da inevitável atração da gravidade. A força gravitacional sempre atrai corpos uns aos outros, com uma única exceção.
Na verdade, os quasares são os maiores emissores de energia do Universo. Um único quasar pode atingir luminosidades milhares de vezes maior que a de uma galáxia como a Via Láctea. Os primeiros quasares foram identificados na década de 1950 como fontes de ondas de rádio de origem desconhecida.
Hoje, as hipóteses mais aceitas entre os astrônomos são que o H0 é igual a 73,3 mais ou menos 2,5 quilômetros por segundo ou 73,3 mais ou menos 1,4 quilômetros por segundo.
Por que os cosmólogos acreditam que o Universo está expandindo? (a) Porque é muito difícil detectar a luz de galáxias distantes. (b) Porque a luz das galáxias distantes está deslocada para o vermellho. (c) Porque a temperatura do Universo está cada vez mais fria.
O universo nunca se expandiu mais rápido do que a velocidade da luz.
Como saber se a pessoa vai receber o renda Brasil?
Qual o método da educação brasileira?
O que colocar na Política de Privacidade?
Como é feito o tratamento de efluentes?
Como aliviar a tensão no rosto?
Qual atividade MEI para restaurante?
Qual é a estrutura de uma palestra?
O que eu faço quando o celular está com a tela esverdeado?
Qual as três principais raízes que formaram a cultura brasileira?
Qual a fortuna do príncipe de Dubai?