Primeiro, escolha uma parede que receba a luminosidade adequada para uma samambaia, sem incidência direta de luz do sol. Em seguida, escolha o modelo de estrutura para sua parede de samambaia que melhor atenda a sua expectativa estética e também seja adequado ao tamanho do seu espaço.
Uma planta pendente perfeita é a samambaia-americana (Nephrolepsis exaltata), gosta de meia sombra e se desenvolve bem em ambiente iluminados. Prefira plantá-la protegida do sol forte. Suas folhas pequenas e seu volume preenchem os espaços do jardim vertical e dão aquele aspecto de floresta.
Estas plantas não necessitam de poda, mas de um bioclima adequado. Em primeiro lugar, não podem ficar expostas a ventos ou sol forte. E é essencial que o seu solo esteja sempre úmido na medida certa. Dentro de casa, pode-se colocar tal espécie perto de uma janela bem protegida.
Estrutura. O seu jardim vertical pode ser feito de madeira, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Uma ideia é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel. Pode-se usar também treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua.
Passo a passo
Usando garrafas pet, uma corda fina e tesoura, você pode criar um jardim vertical suspenso. Basta escolher o melhor lugar para pendurá-lo. Neste modelo, as garrafas podem ser colocadas deitadas e amarradas em uma linha vertical ou podem ser cortadas ao meio e organizadas em formato de escada.
O seu jardim vertical pode ser feito de madeira, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Uma ideia é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel. Pode-se usar também treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua.
Se você deseja saber como fazer um jardim vertical passo a passo, é essencial conhecer boas dicas para montar uma estrutura deslumbrante. Pode ser instalado tanto nas áreas externas quanto internas, de varandas grandes até apartamentos. Assim, você pode ter um espaço verde em sua casa, trazendo a natureza até a área urbana.
A grande vantagem do jardim vertical é ocupar pouco espaço. Por meio de uma estrutura fixada na parede – ou outras alternativas – é possível instalar pequenos vasos, cachepots e demais aparatos para cultivar flores e variados tipos de plantas. É uma bela opção para qualquer ambiente.
Imagem 65 – Sala de reuniões decorada com jardim vertical. Imagem 66 – A área do bar dessa varanda ganhou um toque a mais com as plantas do jardim vertical. Imagem 67 – Lojas, restaurantes e outros espaços comerciais também se beneficiam da presença dos jardins verticais.
Imagem 16 – A fachada dessa casa recebeu vasos de cores e espécies variadas para formar o jardim vertical. Imagem 17 – Pimentas e temperos plantados em vasos que se destacam de dentro da parede. Imagem 18 – Ervas, hortaliças e temperos são ótimas opções para cultivo em jardins verticais residenciais.
Quais os malefícios da radioterapia?
Quais as cores das fezes normais?
Quanto ganha um general do Exército Brasileiro?
Qual o tempo de carência para auxílio doença?
Quais as etapas do processo de fabricação?
Quais os sucos que pode tomar durante a amamentação?
Quando surgiu a lei complementar?
Quais sistemas sensoriais estão envolvidos no controle postural?
Porque tem que tirar o dente do siso?
Qual foi o pior ditador da história?
O que escrever no meu mídia kit?
Como fazer um backup de emails?
Qual é a origem do sobrenome Martins?
Qual a diferença entre SAD e SAE?