Capacidade Efetiva - representa a capacidade disponível subtraindo as perdas planejadas (paradas de setup, manutenção preventiva, etc.); Capacidade Realizada - é obtida subtraindo da capacidade efetiva as perdas não planejadas.
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Tipos de capacidade produtiva
Produtividade da Empresa: como estabelecer a capacidade produtiva
Capacidade efetiva (ou real): é aquela que o equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos de parada necessários para que o equipamento ou o sistema implantado funcione adequadamente, que podem ser os tempos de manutenções programadas obrigatórias, os tempos de setup (preparação da máquina), os tempos de ...
A capacidade produtiva efetiva designa o nível de produção alcançado a partir da capacidade disponível na empresa, mas considerando perdas, paradas para manutenção e falhas.
Calculando a capacidade instalada
Capacidade Disponível - é a quantidade máxima que um processo pode produzir durante a jornada de trabalho disponível. Também não considera as perdas; Capacidade Efetiva - representa a capacidade disponível subtraindo as perdas planejadas (paradas de setup, manutenção preventiva, etc.);
A capacidade produtiva efetiva designa o nível de produção alcançado a partir da capacidade disponível na empresa, mas considerando perdas, paradas para manutenção e falhas.
A capacidade efetiva costuma ser menor que a projetada, porque a instalação pode ter sido projetada para uma primeira versão do produto ou para uma combinação de produtos diferentes daquele que está sendo produzido no momento. A capacidade efetiva é calculada, dividindo a capacidade real pela eficiência:
Dessa forma, calcular sua capacidade produtiva é uma técnica útil para seu negócio. Uma capacidade produtiva baixa em relação à demanda significa a urgência de mudanças que otimizem a produção, enquanto o oposto (se ela for alta em relação à demanda) pode ser hora de avaliar cortes de custos ou de atrair mais clientes.
Para saber sobre a taxa de utilização da capacidade produtiva deve-se dividir a capacidade disponível pela saída potencial. Explicando melhor: imagine que a empresa tenha capacidade de fabricar 1.600 camisetas por dia, mas produza apenas 1.400. A taxa de utilização da capacidade é de 1.400 sobre 1.600, ou seja, 87,5%.
Isso significa que o primeiro passo para realizar o planejamento da capacidade produtiva é definir qual será a demanda pelo seu produto, conforme explicamos anteriormente, se a capacidade produtiva não atender a demanda, serão necessários novos investimentos. Existem alguns métodos para isso e algumas etapas a serem seguidas.
Como o Brasil está classificado nas regionalização?
Como o Brasil é regionalizado segundo o IBGE?
Qual foi o impacto da crise econômica de 1929?
Como o parasita da amebíase consegue sobreviver no ambiente em que foi depositado?
Como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?
Qual a posição do Brasil no cenário internacional?
O que pode causar o bicho-de-pé?
Como parar de se auto sabotar na dieta?
Onde foi descoberto o elemento argônio?
O que fazer quando se tem medo de perder alguém?
Como inicializar uma variável?
Qual destas definições expressa melhor o que foram as bandeiras requer resposta opção única?