Capacidade Efetiva - representa a capacidade disponível subtraindo as perdas planejadas (paradas de setup, manutenção preventiva, etc.); Capacidade Realizada - é obtida subtraindo da capacidade efetiva as perdas não planejadas.
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Tipos de capacidade produtiva
Produtividade da Empresa: como estabelecer a capacidade produtiva
Capacidade efetiva (ou real): é aquela que o equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos de parada necessários para que o equipamento ou o sistema implantado funcione adequadamente, que podem ser os tempos de manutenções programadas obrigatórias, os tempos de setup (preparação da máquina), os tempos de ...
A capacidade produtiva efetiva designa o nível de produção alcançado a partir da capacidade disponível na empresa, mas considerando perdas, paradas para manutenção e falhas.
Calculando a capacidade instalada
Capacidade Disponível - é a quantidade máxima que um processo pode produzir durante a jornada de trabalho disponível. Também não considera as perdas; Capacidade Efetiva - representa a capacidade disponível subtraindo as perdas planejadas (paradas de setup, manutenção preventiva, etc.);
A capacidade produtiva efetiva designa o nível de produção alcançado a partir da capacidade disponível na empresa, mas considerando perdas, paradas para manutenção e falhas.
A capacidade efetiva costuma ser menor que a projetada, porque a instalação pode ter sido projetada para uma primeira versão do produto ou para uma combinação de produtos diferentes daquele que está sendo produzido no momento. A capacidade efetiva é calculada, dividindo a capacidade real pela eficiência:
Dessa forma, calcular sua capacidade produtiva é uma técnica útil para seu negócio. Uma capacidade produtiva baixa em relação à demanda significa a urgência de mudanças que otimizem a produção, enquanto o oposto (se ela for alta em relação à demanda) pode ser hora de avaliar cortes de custos ou de atrair mais clientes.
Para saber sobre a taxa de utilização da capacidade produtiva deve-se dividir a capacidade disponível pela saída potencial. Explicando melhor: imagine que a empresa tenha capacidade de fabricar 1.600 camisetas por dia, mas produza apenas 1.400. A taxa de utilização da capacidade é de 1.400 sobre 1.600, ou seja, 87,5%.
Isso significa que o primeiro passo para realizar o planejamento da capacidade produtiva é definir qual será a demanda pelo seu produto, conforme explicamos anteriormente, se a capacidade produtiva não atender a demanda, serão necessários novos investimentos. Existem alguns métodos para isso e algumas etapas a serem seguidas.
Como montar um circuito de treinamento funcional na areia?
Como montar um defumador com tambor?
Qual o comando isolar Layer selecionado desligando os outros automaticamente?
Como lavar guardanapos de pano?
Como dar CTRL ALT DEL na área de trabalho remota?
Quanto custa para ir para Coreia do Sul?
Como mudar o sentido da textura no SketchUp 2019?
Como lavar frutas com bicarbonato?
Como trocar a senha de um cadeado de bicicleta?
Como inutilizar um ralo de banheiro?
Como mudar a senha da Netflix na TV?
Como lavar os pontos de uma cirurgia?
Quais encantamentos pode colocar no escudo?