Para ter sucesso na implantação de um projeto de coleta seletiva é importante ter planejamento, verificar e promover parcerias com fornecedores para reaproveitamento dos resíduos. É relevante também o treinamento periódico de educação ambiental para ter uma equipe envolvida com a causa.
Para implantar um projeto de coleta seletiva em sua empresa ou condomínio é preciso, antes de tudo, definir um espaço e conscientizar as pessoas a respeito da importância de separar o lixo. Após esse passo, é preciso definir quais materiais serão coletados e aonde serão armazenados.
Com a ajuda de um advogado, os cooperados devem elaborar um estatuto que contenha todas as normas de administração que vão reger a cooperativa. A lei exige um número mínimo de 20 pessoas para se montar uma cooperativa. Também é necessária a inscrição da entidade junto à Prefeitura.
Esse processo é denominado de reaproveitamento dos materiais descartados: nele, o lixo se torna matéria-prima a ser transformada e destinada à fabricação de um novo produto. Existem inúmeros materiais recicláveis, mas neste trabalho serão tratados especificamente a reciclagem de papel, plástico, garrafa PET e pneu.
REDUZIR o volume de lixo produzido; REUTILIZAR tudo o que for possível, em vez de jogar fora; RECICLAR os materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos. Em seguida, organize os alunos em grupos e oriente-os a construírem uma lista com atitudes que podem salvar o planeta.
De certo, elencamos as etapas do guia com as principais etapas para implementação da Coleta Seletiva.
O investimento estimado para montar uma empresa de reciclagem de papel, por exemplo, é de R$ 125.000,00. Para reciclagem de plástico é estimado um investimento de R$ 210.000,00.
Para reciclar plásticos é necessário a aquisição de prensa, moinho, extrusora, triturador, aglutinador, centrifuga e batedor. O investimento ao montar uma empresa de reciclagem depende de decisões do empreendedor, como: se o local será próprio ou alugado; se os equipamentos serão novos ou usados; a quantidade de funcionários; etc..
O próximo passo é decidir a localização: onde montar uma empresa de reciclagem? A melhor escolha é sempre a mais próxima da matéria prima escolhida. O empresário antes de decidir onde montar uma empresa de reciclagem deve verificar as regulamentações do município para abrir um negócio e observar os seguintes detalhes:
Confira os passos para montar uma empresa de reciclagem lucrativa! Saiba os sete passos para montar uma empresa de reciclagem. O primeiro passo para montar uma empresa de reciclagem é identificar qual o tipo de matéria prima (no caso resíduo) a empresa trabalhará: se com um resíduo especifico ou mais opções.
Atualmente, há diversas leis que incentivam as empresas a usar reciclados em seus produtos. Como também outras leis que determinam a responsabilidade de reciclarem resíduos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esses fatores são preponderantes para montar uma empresa de reciclagem.
É possível aposentar com 30 anos de contribuição?
Quantos Oscar a Pixar já ganhou?
Qual é a carga horária de um professor de educação infantil?
O que acontece quando toma anestesia geral?
O que é preciso para ser um escrevente?
Como congelar alecrim e hortelã?
Qual a cidade de Marília Mendonça nasceu?
O que a lei diz sobre estacionamento?
O que significa a palavra alexitimia?
Porque Dom Pedro VI voltou para Portugal?
Quais são os signos mais manipuladores?
Quem é o primeiro vingador Capitão América ou Capitã Marvel?
O que fazer para recuperar o cabelo depois de fazer luzes?
Qual é a diferença entre a língua e fala?
Quais os tipos de reuniões que existem?