Para ter sucesso na implantação de um projeto de coleta seletiva é importante ter planejamento, verificar e promover parcerias com fornecedores para reaproveitamento dos resíduos. É relevante também o treinamento periódico de educação ambiental para ter uma equipe envolvida com a causa.
Para implantar um projeto de coleta seletiva em sua empresa ou condomínio é preciso, antes de tudo, definir um espaço e conscientizar as pessoas a respeito da importância de separar o lixo. Após esse passo, é preciso definir quais materiais serão coletados e aonde serão armazenados.
Com a ajuda de um advogado, os cooperados devem elaborar um estatuto que contenha todas as normas de administração que vão reger a cooperativa. A lei exige um número mínimo de 20 pessoas para se montar uma cooperativa. Também é necessária a inscrição da entidade junto à Prefeitura.
Esse processo é denominado de reaproveitamento dos materiais descartados: nele, o lixo se torna matéria-prima a ser transformada e destinada à fabricação de um novo produto. Existem inúmeros materiais recicláveis, mas neste trabalho serão tratados especificamente a reciclagem de papel, plástico, garrafa PET e pneu.
REDUZIR o volume de lixo produzido; REUTILIZAR tudo o que for possível, em vez de jogar fora; RECICLAR os materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos. Em seguida, organize os alunos em grupos e oriente-os a construírem uma lista com atitudes que podem salvar o planeta.
De certo, elencamos as etapas do guia com as principais etapas para implementação da Coleta Seletiva.
O investimento estimado para montar uma empresa de reciclagem de papel, por exemplo, é de R$ 125.000,00. Para reciclagem de plástico é estimado um investimento de R$ 210.000,00.
Para reciclar plásticos é necessário a aquisição de prensa, moinho, extrusora, triturador, aglutinador, centrifuga e batedor. O investimento ao montar uma empresa de reciclagem depende de decisões do empreendedor, como: se o local será próprio ou alugado; se os equipamentos serão novos ou usados; a quantidade de funcionários; etc..
O próximo passo é decidir a localização: onde montar uma empresa de reciclagem? A melhor escolha é sempre a mais próxima da matéria prima escolhida. O empresário antes de decidir onde montar uma empresa de reciclagem deve verificar as regulamentações do município para abrir um negócio e observar os seguintes detalhes:
Confira os passos para montar uma empresa de reciclagem lucrativa! Saiba os sete passos para montar uma empresa de reciclagem. O primeiro passo para montar uma empresa de reciclagem é identificar qual o tipo de matéria prima (no caso resíduo) a empresa trabalhará: se com um resíduo especifico ou mais opções.
Atualmente, há diversas leis que incentivam as empresas a usar reciclados em seus produtos. Como também outras leis que determinam a responsabilidade de reciclarem resíduos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esses fatores são preponderantes para montar uma empresa de reciclagem.
Quem pode entrar nos Estados Unidos na pandemia?
Quem paga os 15 dias de afastamento do empregado?
Como disfarçar o desnível da soleira?
Qual é a cidade mais perigosa do Maranhão?
Qual a diferença entre laranja e mexerica?
O que é uma planta topográfica?
Quando usar a palavra incidente?
Qual paraíso astral de Peixes?
Quando o ar condicionado fica só ventila não gela?
Como se faz a dieta de 21 dias?
Quantos rounds tem uma luta de taekwondo?
Para que serve o cálculo do momento Fletor?
O que a Bíblia diz sobre humilhação?
Como se escreve por extenso 0 25?
O que diz a Bncc sobre geometria?