A técnica de moer carne manualmente é simples: com uma faca em cada mão, pique a carne em movimentos (golpes) ritmados até que ela atinja o ponto desejado. O resultado final não é a carne moída que conhecemos, na verdade é uma carne cortada em pedacinhos bem pequenos. Você pode usar duas facas de chef.
Opção com pouca gordura “Peça para o açougueiro separar a gordura da carne e colocar uma concentração menor, em torno de 15% a 18%. Porém, ao retirar essa quantidade de gordura, tenha em mente que ele se tornará um hambúrguer mais seco e quebradiço”, aponta Michel.
Moer manualmente A técnica consiste em moer a carne com a ponta da faca, geralmente utilizando-se duas facas mais pesadas e afiadas, batendo na carne com golpes que a cortam em vários pedaços. Para deixar ela em pedaços menores, é só continuar batendo com a lâmina das facas.
Nossa sugestão para a misturas de cortes para um hambúrguer caseiro saboroso e suculento envolvem acém, fraldinha, peito e contrafilé, para os cortes com gordura. Para cortes magros, patinho, coxão duro ou alcatra são ótimos.
Vinícius ainda levanta dois outros pontos: "O melhor é moer a carne apenas uma vez, para o hambúrguer ficar mais saboroso. Quando se mói duas vezes, ele fica muito compactado. Também é preciso considerar a quantidade de gordura.
As carnes magras como o patinho, músculo, lagarto, coxão mole e duro, maminha e filé mignon possuem um sabor mais marcante, enquanto as gordas como picanha, acém, alcatra, paleta, contrafilé e costela trazem textura e maciez, além de realçar o sabor da carne magra.
Vinícius ainda levanta dois outros pontos: "O melhor é moer a carne apenas uma vez, para o hambúrguer ficar mais saboroso. Quando se mói duas vezes, ele fica muito compactado. Também é preciso considerar a quantidade de gordura.
Em uma tábua, com a ajuda de uma faca bem afiada, corte os pedaços de frango em cubos de aproximadamente 2,5 cm. Depois, coloque-os em um multiprocessador. O procedimento deve ser feito com o botão pulsar pressionado, diversas vezes, por alguns segundos, até que os cubos de frango estejam moídos.
É importante saber, porém, que o primeiro passo para fazer um hambúrguer delicioso em casa é, preferencialmente, o emprego de dois cortes de carne fresca na receita.
O peito é uma das carnes para hambúrguer mais usadas em blends ou também individualmente. Envolto por uma camada de gordura, é uma carne gorda abaixo do pescoço que conta com grande quantidade de fibras e músculos.
“Peça para o açougueiro separar a gordura da carne e colocar uma concentração menor, em torno de 15% a 18%. Porém, ao retirar essa quantidade de gordura, tenha em mente que ele se tornará um hambúrguer mais seco e quebradiço”, aponta Michel.
Ambos os especialistas consideram o acém como um forte candidato para o preparo ideal. "Recomendo carnes com poucas fibras ou com boa gordura, como acém, costela, fraldinha e coxão duro", indica Alex. E Michel atesta: “As carnes de corte dianteiro, como peito e acém, são as mais indicadas, devido à quantidade de gordura presente.
Como separar o lucro das despesas?
Como se separa as sílabas da palavra girassol?
Tem como separar E-mails no Gmail?
O que fazer para não desistir de seus objetivos?
Como separar as sílabas da palavra ótimo?
Como separar sílaba da palavra pacto?
Como não desistir diante das dificuldades?
O que fazer para secar o leite materno rápido?
Como se faz a divisão Silabica?
Como separar nome composto do sobrenome no Excel?
O que fazer quando a planta está morrendo por excesso de água?
Como se escreve entre períodos?
Como não descontar a raiva nos outros?
Como separar números negativos e positivos no Excel?